ADUBAI

ADUBAI

Adubai participa de evento com produtores de cana-de-açúcar na Guatemala

segunda-feira, 12 de agosto de 2013 - 10h56

Nos dias 5 e 6 de agosto a Adubai Consultoria, através de seu Diretor Técnico Engº Agrº Dr. Fabio Vale, esteve participando de evento técnico denominado Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, que ocorreu no Hotel Intercontinental, na cidade da Guatemala. O evento foi organizado pela APLA – Apoio Produtivo Local do Álcool – entidade sem fins lucrativos com sede em Piracicaba/SP. O objetivo desse evento é levar informações técnicas para os produtores do País, em busca de aprimoramento da produtividade da cultura. Também participam empresas brasileiras produtoras de equipamentos e insumos para usinas, sendo realizadas rodas de negócios que favorecem um maior intercâmbio comercial entre os países.

A cultura da cana-de-açúcar vem ganhando cada vez mais destaque dentro da economia da Guatemala, com cultivos sobretudo no sul do País, nas áreas de Suchitepéquez, Retalhuleu, Escuintla e Santa Rosa. Atualmente ocupa área aproximada de 250 mil hectares, com grande potencial de crescimento, visto que a área do país ocupada com a cultura atinge menos que 2,5% do total. Essa área está dividida entre 12 usinas, chamadas na Guatemala de Ingenios. Grande parte da produção de açúcar e etanol é exportada, sendo o país considerado o 5º maior exportador mundial de açúcar. Atualmente somente cinco Ingenios são produtores de etanol, mas a expectativa é que incentivos governamentais para maior utilização de álcool como combustível favoreçam o aumento da produção e consumo de etanol.

Nesse evento foram realizadas três palestras por participantes brasileiros. Inicialmente o Dr. Guilherme Nastari, Diretor da empresa Datagro, apresentou o tema “A evolução da atual indústria de cana, açúcar e etanol no Brasil”. Posteriormente o Dr. José Paulo Stupiello, Presidente da STAB, falou sobre “Inovações tecnológicas na produção de açúcar e álcool”. E no final, o Dr. Fabio Vale, representando a Adubai, trouxe os conceitos sobre “Nutrição da cana-de-açúcar com objetivo de altas produtividades”.

Nessa apresentação inicialmente foi destacada a importância da identificação do estado nutricional dos canaviais, com o uso das análises de solo e folha, e também de ferramentas essenciais, como o uso de programas de interpretação do estado nutricional, como o DRIS, e também a importância da agricultura de precisão e do sensoriamento remoto na correta alocação dos insumos dentro dos talhões no plantio e nas soqueiras de cana-de-açúcar. Na sequência foi feita a apresentação dos principais métodos recomendados para correção dos solos utilizando-se da calagem, gessagem e fosfatagem, primordiais para adequada implantação de um canavial, visando altas produtividades e também longevidade. Todos os conceitos adotados para as adubações minerais e orgânicas pelas principais usinas do Brasil foram apresentadas e discutidas, com destaque para as recomendações de nitrogênio baseadas na produtividade dos canaviais e também na quantidade de restos culturais existente no solo. Grande parte do tempo foi destinado para a apresentação da importância do uso de micronutrientes na cultura, principalmente o boro, molibdênio e zinco, seja através da aplicação via solo no sulco de plantio ou nas socas, ou também através do uso de fontes mais solúveis durante as operações de cobrição dos toletes, e também nas aplicações de herbicida. Por fim foram apresentados resultados com expressivos ganhos de produtividade através das aplicações foliares de nitrogênio e micronutrientes.

Para a Adubai a experiência foi gratificante, sendo que em breve retornará para a Guatemala para iniciar trabalhos técnicos em conjunto com alguns dos ingenios presentes, para auxilio do aumento dos ganhos de produtividade e qualidade da cultura naquele país.

Fabio Vale

Tags: