Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 12h56

Após acordo com a China, Brasil pode exportar mais açúcar para o país asiático

Brasil também pode colaborar com o país asiático para ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética

DATAGRO

Brasil e China chegaram a um acordo a respeito das medidas de salvaguarda aplicadas pelos chineses sobre a entrada de açúcar estrangeiro. O entendimento entre os dois países pode favorecer as exportações do produto brasileiro, segundo avaliação feita pelo diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão.

“A expectativa é que as exportações para o país possam retornar no próximo ano aos patamares anteriores à salvaguarda. Há também a possibilidade de o Brasil colaborar com o país a ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética”, destaca o dirigente.

Segundo a UNICA, a China estabelece uma cota de importação anual de 1,95 milhão de toneladas de açúcar com a tarifa de 15%. Volumes extracota, até 2017, tinham 50% de tributo. Com a salvaguarda, volumes que excediam o limite passaram a ser taxados em 95%, com uma progressão decrescente ano a ano até o final do prazo, em maio de 2020. Além disso, era dada uma preferência de importação a países com menor participação no volume – o que excluía automaticamente o Brasil.

A barreira comercial foi alvo de pedido de consulta na Organização Mundial de Comércio (OMC) pelo Governo Federal, que passou a negociar a reversão do quadro. Com o entendimento das duas nações, o Brasil afirmou que não haverá mais a necessidade do estabelecimento de um painel na OMC para examinar a matéria.

Até o início da salvaguarda, a China era o maior mercado do Brasil, com exportações que ultrapassavam 2,5 milhões de toneladas por ano-safra. Em 2017/2018, com a política em vigor e as relações bilaterais abaladas pelo processo na OMC, o volume caiu para apenas 115 mil toneladas. Em 2018/2019, 890 mil toneladas foram embarcadas para o país, acima do registrado no ciclo anterior, mas abaixo dos patamares do passado.


Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/acucar/2019/05/22/apos-acordo-com-a-china-brasil-pode-exportar-mais-acucar-para-o-pais-asiatico.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar