Segunda, 22 de Julho de 2024 - 17h29
Empresas de bioenergia puxam adoção de sistemas de ERP no setor agro
Segmento requer processos muito técnicos e rigorosos, fazendo com que o monitoramento eficiente dessa produção seja essencial, destaca pesquisa da Totvs
DATAGRO
As empresas de bioenergia e produção de multicultivos lideraram o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do Agro, estudo elaborado pela Totvs, que avalia a internalização e a performance no uso de sistemas integrados de gestão e tecnologias específicas para o setor.
O subsegmento de bioenergia obteve média 0,67 e o de produção de multicultura 0,64 – em uma escala de 0 a 1 –, ficando consideravelmente acima da média geral do agronegócio, que foi de 0,58. Esse bom desempenho é influenciado pela adoção eficiente do ERP, que está em linha com a adoção do mercado em geral, mas principalmente pelo bom uso de soluções complementares.
“Composto majoritariamente por empresas de grande porte e com administração mista (familiar e executiva), o mercado de bioenergia requer processos muito técnicos e rigorosos, fazendo com que o monitoramento eficiente dessa produção seja essencial, por isso o papel relevante do investimento em tecnologia”, explica Fabrício Orrigo, diretor de produtos para Agro da TOTVS.
Já o subsegmento de produção de multicultura, que se caracteriza pela alternância de culturas, propiciando benefícios como a produção diversificada e a conservação do solo, é composto principalmente por companhias de médio e grande porte, com predominância de administração familiar. Seu destaque no IPT do Agro foi obtido por adotar soluções complementares à gestão.
A pesquisa entrevistou 350 proprietários e profissionais, em sua maioria da alta gestão, de empresas do agronegócio com faturamento acima de R$ 20 milhões, no período de agosto a dezembro de 2023. No detalhe, 41% são empresas de grande porte, 29% de médio e 21% de pequeno porte. Em relação à região que se encontram, 51% das empresas estão no Sudeste, 33% no Nordeste, 21% no Centro-Oeste, 15% no Sul e 7% no Norte do Brasil. A amostra do subsegmento de bioenergia corresponde a 14% e a de produção de multicultura a 21%.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/tecnologia-da-informacao/2024/07/22/empresas-de-bioenergia-puxam-adocao-de-sistemas-de-erp-no-setor-agro.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176