Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 27 de Dezembro de 2022 - 11h21

Embrapa participou dos primeiros passos da internet no Brasil

Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite (NMA) - hoje Embrapa Territorial - participou da instalação de uma rede de 96 máquinas conectadas à internet na Eco-92, considerada marco definitivo da conexão do País à rede mundial de

DATAGRO

Em 2022, comemoram-se os trinta anos da internet no Brasil. Isso porque a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992, é considerada um marco definitivo da conexão do País à rede mundial de computadores. A Embrapa teve papel nessa história, com a participação do então Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite (NMA) - hoje Embrapa Territorial - na instalação de uma rede de 96 máquinas conectadas à internet, no evento internacional.

O pesquisador Evaristo de Miranda atuou como consultor na conferência e foi uma das pessoas à frente da implantação dessa estrutura, a Rede de Informação Eletrônica para a Eco-92. Além da Embrapa, a iniciativa envolveu, principalmente, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Agência Estado.

Segundo Miranda, o primeiro objetivo ao prover conexão à internet na conferência era atender os jornalistas, em especial os estrangeiros. Poucos deles conheciam o recurso e, mesmo assim, ainda não falavam de internet. “Perguntavam se tinha conexão eletrônica”, conta. Algumas delegações estrangeiras também utilizaram os terminais disponíveis para se comunicar com seus países ao longo da conferência.

A então Embrapa Monitoramento por Satélite também foi uma das primeiras instituições fora do circuito universitário a ter conexão com a internet, via rádio, no início dos anos 1990. Ainda não era possível fazer download de grandes arquivos, mas todos os computadores do centro de pesquisa estavam em rede. Sequer havia navegadores e e-mail. Mas aquela conexão permitiu a todos técnicos da Unidade se inscreverem em listas de discussão sobre vários temas ligados a C&T.

Pela primeira vez, a Unidade participou de debates on-line, por escrito, com pesquisadores de todo o mundo sobre sensoriamento remoto, geotecnologias, cartografia da vegetação, ecologia de paisagem e outros temas. Antes isso só ocorria, de forma limitada, em simpósios internacionais, de forma presencial. Com internet, passou a ser possível discutir temas com centenas de cientistas em todo o mundo. Logo, a UD testou vários navegadores e depois construiu seu site.

Essa trajetória rendeu a Miranda o diploma “Construtores da Internet.br”, concedido pela RNP e o CNPq em 2017. A homenagem foi prestada ao grupo de 41 pessoas que contribuíram para o estabelecimento da internet no Brasil, entre 1988 e 1993. “Das premiações que recebi ao longo da minha carreira, é uma das que mais me dão orgulho”, afirma o pesquisador.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/tecnologia-da-informacao/2022/12/27/embrapa-participou-dos-primeiros-passos-da-internet-no-brasil.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar