Sexta, 21 de Agosto de 2020 - 14h19
Baixa cobertura de sinal de internet ainda é desafio para avanço da agricultura digital
Segundo especialista, ausência de mão de obra qualificada é outro entrave
DATAGRO
A digitalização do campo no Brasil tem avançado significativamente nos últimos anos. Se antes o digital era visto como de nicho e vanguarda, hoje vem sendo adotado por produtores de diferentes portes, culturas e regiões do país.
De acordo com Ronaldo Giorgi, diretor de agricultura digital da Syngenta no Brasil, a jornada digital começou pelos grandes grupos mais tecnificados, como as usinas de cana-de-açúcar e os cotonicultores. Atualmente, o cenário é outro, com o adendo de novas tecnologias, como plantadeiras e colheitadeiras com ferramentas digitais integradas, sistemas de monitoramento de lavoura, ferramentas de gestão financeira, soluções de imagem, entre muitas outras.
Apesar dos avanços, Giorgi aponta dois desafios ainda presentes na digitalização do agro brasileiro. "Primeiro, há um problema de cobertura de sinal de internet nas lavouras. O outro fator é a falta de mão de obra qualificada", explica.
Além disso, ele explica como a Syngenta Digital tem buscado superá-los. "Para superar a falta de cobertura, temos desenvolvido soluções que operem offline e que sincronizem as informações quando os dispositivos chegam a um local com cobertura. Em paralelo, temos buscado apoiar os produtores na jornada de transformação com nosso time de especialistas e temos disponibilizado treinamentos, como o Digital Academy, para melhor prepará-los.”
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/tecnologia-da-informacao/2020/08/21/baixa-cobertura-de-sinal-de-internet-ainda-e-desafio-para-avanco-da-agricultura-digital.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176