Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 17 de Outubro de 2013 - 18h00

Mainardi defende rastreabilidade como melhor forma de controle sanitário

. Algumas culturas chegam a triplicar a produtividade com a irrigação

SEAPA

Em mais uma inauguração de Inspetoria de Defesa Agropecuária no Noroeste do Estado, o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, defendeu nesta quinta-feira (17), em Horizonte, a rastreabilidade por considera-la “a melhor forma de controle sanitário”.

Numa região que faz fronteira com a Argentina, disse ele, deve-se dar muita atenção às estradas vicinais e aos corredores de acesso às propriedades. “Isso estamos fazendo. Em parceria com Ministério da Agricultura e os próprios produtores, temos todas as condições de preservar as fronteiras contra a aftosa, que implica diretamente na economia do Estado e do país, como já vimos em outros tempos”.

O governo Federal, informou, responsável pela fiscalização das fronteiras entre países deve chamar em breve mais fiscais agropecuários. “Esse trabalho é feito por eles, mas somos parceiros na defesa interna”. Até novembro a Seapa fará concurso e, no inicio de 2014, vai chamar mais 130 fiscais agropecuários nas áreas de veterinária e agronomias.

A modernização das inspetorias, portanto, além de dar mais dignidade de trabalho aos funcionários e aos produtores, trata-se de instrumento de combate e controle a enfermidades animais e vegetais. “O dever de casa está sendo feito. A educação sanitária nessa região (noroeste) é umas das melhores do Estado. Queremos continuar a crescer com o apoio da agropecuária. Este ano vamos crescer o dobro do Brasil graça a atividade primária”.

Num investimento de R$ 60 milhões, em parceria com governo Federal, a Secretaria da Agricultura já inaugurou mais de 50 modernizações de inspetorias. Ao todo, são 248 espalhadas pelo RS. “O trabalho das inspetorias às vezes parece invisível. E é bom que fique assim. Não queremos virar manchete. Faço um paralelo com os bombeiros, por exemplo. Nós só os chamamos quando pega fogo. Na defesa é o mesmo”.

O relato de alguns funcionários impressiona. Os mais antigos dizem que desde os anos de 1970 não havia troca de móveis, pintura e qualquer outro investimento na infraestrutura das inspetorias. Há casos de aposentadorias sem que houvesse tido condições mínimas de trabalho.

Sede das maiores empresas de maquinário agrícola do RS, Horizontina atua na criação de 14 mil bovinos e 10 mil suínos. A bacia de leite ainda carece de qualificação. “Para isso, temos o Dissemina e o Procetube, de controle da tuberculose e a brucelose, enfermidade que queremos erradicar em nove anos. Temos ainda o programa Mais Leite de Qualidade. Em quatro anos, pretendemos que todas as propriedades tenham ordenhadeiras e resfriadores mais modernos”, comentou Mainardi a respeito dos programas.

No mais Mais Água, Mais Renda, citou, o Estado subsidia 30% do programa com o próprio retorno que o produtor tem no aumento da colheita na área irrigada. Algumas culturas chegam a triplicar a produtividade com a irrigação.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/tecnologia-da-informacao/2013/10/17/mainardi-defende-rastreabilidade-como-melhor-forma-de-controle-sanitario.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar