Terça, 29 de Março de 2022 - 16h59
New Holland apresenta trator movido a biometano ao setor sucroenergético
Segundo a fabricante, vinhaça e biomassa geradas a partir do beneficiamento da cana podem ser reaproveitadas para geração do gás que vai movimentar o maquinário
DATAGRO
A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, vai apresentar durante o 23o. Seminário de Mecanização e Produção de Cana, que ocorre em Ribeirão Preto (SP), nos dias 30 e 31 de março, o primeiro trator do mundo movido a gás metano.
O modelo T6 Methane Power, produzido em Basildon, na Inglaterra, foi lançado comercialmente este ano no Brasil e apresentado nas feiras agrícolas Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A máquina está à disposição dos clientes da marca no país via importação.
O trator biometano inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas, por sua inovação no uso de combustíveis alternativos e mais amigáveis ao meio ambiente. O setor sucroenergético será um dos mais beneficiados com a solução da New Holland. O T6 Methane Power pode utilizar o gás proveniente das operações de cana-de-açúcar como combustível, aproveitando o passivo ambiental e transformando-o em ativo ao gerarem o seu próprio combustível e deixando de utilizar o óleo diesel.
Durante o Seminário de Mecanização, o especialista de Marketing de Produto da New Holland Agriculture Juliano Perelli fará uma palestra sobre o biometano focado no mercado de cana-de-açúcar. “O objetivo é mostrar como a vinhaça e a biomassa geradas a partir do beneficiamento da cana podem ser reaproveitadas para a geração do gás que vai movimentar o trator”, pontua Perelli.
A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.
:: Mesmo torque e potência
De acordo com Bruno Belorini, gerente de Marketing de Produto da New Holland Agriculture, o trator movido a biometano também atenderá os clientes pela sua potência e torque semelhantes a um trator a diesel. O reabastecimento também é simples e muito parecido com o de um carro ou caminhão movido a GNV.
“A vantagem do gás metano como combustível é que ele pode criar um sistema de energia circular. Quando queimado em circunstâncias controladas em um motor como o do T6.180 Methane Power, os subprodutos são dióxido de carbono e água. Quando você considera o CO2 liberado na criação do combustível, não apenas nosso cliente se beneficia da redução de 11% de CO2 no tubo de escapamento, mas também pode se beneficiar da fonte do combustível”, afirma Belorini.
Segundo ele, ao usar o metano produzido a partir de uma usina de biogás com uma mistura de resíduos, os clientes podem obter carbono neutro, mas quando o metano é coletado diretamente de uma lagoa de dejetos, não apenas as emissões de metano são impedidas de escapar para a atmosfera quando está sendo usado em vez de um combustível fóssil, trazendo um benefício duplo na economia de CO2.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/maquinas-e-implementos/2022/03/29/new-holland-apresenta-trator-movido-a-biometano-ao-setor-sucroenergetico.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176