Segunda, 05 de Abril de 2021 - 14h53
Trator New Holland movido a biometano deve chegar ao mercado brasileiro em 2022
Modelo dá ao produtor possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (por meio de um biodigestor, por exemplo) para abastecer o equipamento
DATAGRO
A New Holland Agriculture anunciou, nesta segunda-feira (05), que o trator da marca, batizado de T6 Methane Power, movido a biometano, deve ser disponibilizado para o mercado global em 2021. A primeira unidade do projeto foi apresentada na feira Agritechnica, na Alemanha, em 2019.
A empresa declara que os testes de campo estão nos estágios finais e, até a metade do ano, unidades de produção serão entregues a clientes selecionados na Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Até o final do ano, prevê a fabricante, o trator ficará disponível para os demais clientes europeus e de alguns outros mercados ao redor do mundo.
Para o mercado sul-americano, a expectativa é de que o trator movido a biometano esteja disponível para importação a partir de 2022, especialmente para os mercados do Brasil e Argentina. Por enquanto não há planos de fabricá-lo por aqui, apesar de o modelo estar sendo testado, com sucesso, há pelos menos dois anos na região.
Esse tipo de trator dá ao produtor rural a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (por meio de um biodigestor, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta.
O trator utilizado em testes no Brasil, um T6.180, utiliza o metano gerado por meio da biomassa renovável produzida na usina de biogás disponível na fazenda. Ele possui todas as características de um trator comum e está equipado com um motor de seis cilindros produzido pela FPT Industrial, que gera uma potência máxima de 180 cv e torque de 750 Nm. O biometano é armazenado em tanques no trator.
“A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais”, explica Nilson Righi, gerente de protifólio agrícola da CNH Industrial.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/maquinas-e-implementos/2021/04/05/trator-new-holland-movido-a-biometano-deve-chegar-ao-mercado-brasileiro-em-2022.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176