Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 10 de Janeiro de 2020 - 16h09

Governo paulista muda ICMS para incentivar a agroindústria

Projeto prevê facilitação de crédito para a compra máquinas de diferentes setores da agroindústria do estado

DATAGRO

Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (10) as novas regras de lançamento e aproveitamento de créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para aquisição de máquinas e equipamentos utilizados pela agroindústria de São Paulo. 
A medida beneficia, entre muitos segmentos, o agronegócio e a indústria alimentícia, como produtores de frutas secas desidratadas, fabricantes de biscoitos e bolachas, massas alimentícias, laticínios e outros, com impacto em toda a economia do estado. 
De acordo com o Dória, as medidas do Governo do Estado vão proporcionar o crescimento dos setores que industrializam massas, laticínios, derivados de laranja, assim como biscoitos e outros produtos dentro destes segmentos, aumentando a capacidade de produção, a competitividade e a oferta no mercado.
E completou que a política econômica que São Paulo adotou desde janeiro de 2019 permitindo que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado alcançasse 2,6% e uma geração de 291 mil novos empregos.
O Secretário de Planejamento e Fazenda Henrique Meirelles explica a mudança. “Antes o crédito de ICMS do ativo comprado era apropriado aos poucos, ao longo de 48 meses. Agora o crédito é integral e de imediato. A medida permite abater o valor do ICMS a ser pago pela empresa com a venda do seu produto final”, e completou "O industrial compra a máquina, credita todo o valor de crédito de ICMS pago por toda a cadeia produtiva da máquina e também esse valor tributado em toda a produção quando vender o produto final”, declarou Meirelles. 
Detalhes
Os setores contemplados direta ou indiretamente, são responsáveis pelo abastecimento alimentar e contribuem para a geração de emprego e renda nos meios rural e urbano. Para concretizar a medida, foi assinado o decreto nº 64.687/2019, que já está em vigor. 
Na prática, o diferimento permite que empresas adiem o pagamento do ICMS incidente sobre a aquisição de equipamentos e maquinário. O valor devido será considerado como parte do tributo cobrado sobre a comercialização dos produtos finais -- mecanismo que contribui para o fluxo de caixa das empresas. 
O lançamento do imposto na importação de maquinário sem similar nacional também fica suspenso e ocorrerá somente no momento da entrada do equipamento na empresa importadora. A medida atende a uma antiga reivindicação do setor de laticínios. 
Caso a opção seja pela compra de equipamentos produzidos em São Paulo, as empresas poderão receber de uma só vez o montante correspondente ao crédito do imposto.
Antes, a restituição total do crédito era feita ao longo de 48 meses.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/maquinas-e-implementos/2020/01/10/governo-paulista-muda-icms-para-incentivar-a-agroindustria.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar