Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 06 de Setembro de 2017 - 15h00

Após três anos em queda, indústria de máquinas agrícolas dá sinais de recuperação

No primeiro semestre de 2017, vendas tiveram aumento de 24,4%

DATAGRO

No primeiro semestre deste ano,  a produção de máquinas agrícolas alcançou 28.795 unidades, alta de 40% sobre os resultados em igual período de 2016. As vendas aumentaram 24,4%, com crescimento de 21,7% na comercialização para o mercado interno e de 35% nas exportações.

De acordo com um estudo elaborado pelo Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA), esse resultado indica sinais de recuperação no segmento após três anos de diminuição na produção e nas vendas, devido ao impacto da recessão econômica.

O estudo destaca que a maior expansão da produção ocorreu nos tratores de rodas e colheitadeiras que apresentaram um salto de 45,5% e 57,3%, respectivamente, em relação à produção no primeiro semestre de 2016.

De acordo com o diretor do IEA e um dos autores da publicação, Celso Luís Rodrigues Vegro, o mercado interno está em aquecido neste momento.

“A reação das vendas no mercado interno tem motivado a retomada da capacidade produtiva, uma vez que, apenas no primeiro semestre de 2017, foram comercializados 18.113 tratores de rodas, uma expansão de 26,4% frente a igual período do ano anterior, e de 1.917 colheitadeiras, que teve aumento de 14,2%”, disse, em nota.

De acordo com Vegro, o mercado de máquinas agrícolas automotrizes apresenta sazonalidade, com a expectativa de que haja maiores vendas  no segundo semestre do ano. “Espera-se que os próximos meses de 2017 mantenham essa tipicidade com incremento das vendas, especialmente, do principal item desse mercado que são os tratores de rodas”, 

Link

Compartilhar