Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 26 de Janeiro de 2017 - 10h18

Exclusivas uagro

Saiba como fazer a manutenção correta do trator

Especialista destaca recomendações que prolongam a vida útil da máquina e diminuem os riscos de paradas súbitas e acidentes

Exclusiva Redação Uagro

A manutenção periódica do trator prolonga a vida útil do equipamento e diminui os riscos de paradas súbitas e acidentes, explica Paulo Acosta, gerente da TVH-Dinamica, especializada em distribuição de peças, acessórios e tecnologia para máquinas agrícolas e industriais. Segundo o especialista, no caso do motor, o funcionamento adequado passa, primeiramente, pelos cuidados relativos ao armazenamento do combustível, bem como de lubrificantes e peças – que serão utilizados -, e que devem ser guardados em depósito limpo, ventilado, sem umidade e poluentes.

Manutenção adequada prolonga vida útil do trator (Foto: Valtra)

De acordo com Acosta, o sistema de arrefecimento do trator merece extrema atenção, já que um defeito pode levar ao aquecimento do motor. “Por isso, diariamente, é preciso verificar o nível da água do radiador”, ressalta, acrescentando que "outro quesito importante nesse sistema é a tampa do radiador, que deve estar em boas condições, já que controla a pressão da água no sistema de arrefecimento." Segundo o especialista, se a tampa do radiador estiver danificada há risco de superaquecimento.

O especialista enfatiza que, diariamente, também é necessário tirar as impurezas da tela do radiador, pois o acúmulo de poluentes bloqueia a circulação de ar, podendo acarretar em superaquecimento. “Antes de dar a partida, é recomendável fazer a drenagem do pré-filtro e do filtro de combustível para que não juntem impurezas”, orienta. Acosta salienta, ainda, que os filtros também são importantes porque são responsáveis pela purificação do ar que circula dentro do motor. "Devem ser substituídos de acordo com a recomendação do fabricante", diz.

Segundo o especialista, os pneus também merecem atenção para que mantenham a durabilidade. "A calibragem deve ser a recomendada pelo fabricante, pois uma pressão elevada pode, inclusive, fazer com que a área do contato com o solo resulte em maior desgaste devido à demasiada patinagem", esclarece.

Implementos

No que diz respeito ao acoplamento de implementos no trator, Acosta chama a atenção para os cuidados na instalação pelo eixo cardã, bem como para a regulagem, a fim de adequar o centro de carga, potência e tração. “Este conjunto deve ser bem encaixado e travado com pino de segurança para evitar danos ao implemento e sobretudo acidentes com o operador”, acentua, acrescentando que o processo, obviamente, deve ser feito com o trator desligado. Estes ajustes, lembra o especialista, são necessários para que se possa extrair o máximo de produtividade do conjunto trator-implemento.

Link

Compartilhar