Comércio de máquinas agrícolas cai 18% no acumulado do ano
Baixo desempenho gera demissões e redução da produção nacional
Redação UAGRO
No ano passado, quando o setor de máquinas agrícolas batia recordes de vendas com mais 83 mil unidades vendidas, já se previa um desempenho menor para o ano de 2014. A expectativa se confirmou, mas o que parece é que a retração do mercado foi bem além do que se previa.
Segundo dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) as vendas de máquinas agrícolas reduziram 18% no acumulado deste ano. Passou de 63.926 unidades comercializadas de janeiro a setembro de 2013 para 52.449 unidades no mesmo período de 2014. O mercado externo também não ajudou: as exportações de máquinas agrícolas reduziram 8% em volume e 28% em faturamento desde o início do ano.
Diante deste desempenho, a indústria desacelerou e a produção caiu. De janeiro a setembro foram produzidas 63.815 unidades, cerca de 15% menos do que foi produzido no mesmo período do ano passado. Só no mês de setembro a produção foi 25% menor.
O cenário tem gerado demissões. Ainda segundo o relatório da ANFAVEA, já são mais de 2 mil pessoas a menos trabalhando na indústria de máquinas agrícolas se comparado a setembro de 2013, redução de 9,9% no número de empregos gerados neste setor.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/maquinas-e-implementos/2014/10/07/comercio-de-maquinas-agricolas-cai-18-no-acumulado-do-ano.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176