Mudanças no setor sucroenergético diminuem a competitividade
Os modos de produção são fatores determinantes para o aumento da produtividade e lucratividade no setor de cana-de-açúcar
Rene Arruda
As mudanças ocorridas no modo de produção determinam a perda de competitividade do setor de cana brasileiro. O arrendamento das terras ficou mais caro devido à valorização do milho e da soja.
A solução encontrada pelos produtores para resolver esses problemas de imediato é aumentar a sistematização do talhão para a entrada da colhedora. O investimento que está sendo feito ainda é baixo, já que o processo de mecanização é relativamente recente e os produtores estão aprendendo a lidar com os desafios gradativamente.
Um relatório feito pela DATAGRO apontou as principais dificuldades que estão sendo enfrentadas devido às mudanças. O aumento de impurezas vegetais, como palha e massa vegetal que são carregadas até as usinas e não geram sacarose, o aumento de perdas na colheita em relação à colheita manual, o pisoteamento de cana que impõe falhas nos canaviais e provoca a perda de produtividade futura até que o talhão seja reformado, e a compactação do solo, que dificulta a nutrição da cana e seu desenvolvimento, são alguns dos fatores principais.
Em relação a palha, antes era queimada e agora é um resíduo que traz oportunidades para os produtores. Deixada no solo pode ser importante elemento para preservar a umidade do solo, e no longo prazo aumentar o teor de matéria orgânica. No entanto, é preciso se atentar ao fato de que ela também pode ser hospedeira de pragas muito danosas como a cigarrinha.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/maquinas-e-implementos/2013/08/16/mudancas-no-setor-sucroenergetico-diminuem-a-competitividade.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176