Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 17 de Setembro de 2013 - 07h15

Exclusivas uagro

Implantação de sistema de irrigação pode ser financiado em até 10 anos

O BNDES é um dos canais que facilitam o financiamento, com juros de 3,5%

Drielly Santana e Jaqueline Brunet

O sistema de irrigação por gotejamento é uma tecnologia de origem israelense, que foi desenvolvida para regiões em que há muita dificuldade de fornecimento de água, e é necessário otimizar o uso tanto da água quanto dos nutrientes. Como não é uma tecnologia nova, ela tende a ser aprimorada conforme as necessidades de cada solo, cultura e região.

Segundo o diretor comercial da empresa Netafim, Elon Svicero, os valores referentes a implantação do sistema são variáveis de acordo com a cultura. “Existem culturas que tem um espaçamento maior, como a cultura do citrus, que é diferente da cultura da cana, por exemplo”, apontou ele.

Além da diferença por cultura, existem vários fatores que interferem no custo por hectare. Svicero pontuou que a distância que a água está da plantação, a quantidade de água que será utilizada interferem no preço final da implantação.

A tecnologia pode ser custosa, e financiamentos podem facilitar sua implementação. O diretor da Netafim citou como exemplo as facilidades de crédito do BNDES, com juros de 3,5% ao ano. Além desta opção existem linhas bancárias e intermediações realizadas pela própria Netafim entre o banco e o produtor, que é uma negociação através de troca de produção (CPR) e financiamentos a curto prazo.

“O pagamento é feito em até 10 anos, mas o produtor recebe um retorno antes mesmo de 4 anos após a implantação do sistema”, garantiu o executivo.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/agricultura-de-precisao/2013/09/17/implantacao-de-sistema-de-irrigacao-pode-ser-financiado-em-ate-10-anos.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar