Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 28 de Agosto de 2013 - 18h57

Projeto para impulsionar o Agroturismo em Teixeiras (MG)

A gerente da Regional do SENAR MINAS em Viçosa, Silvana Novais, explica que a participação do SENAR é capacitar os produtores rurais nas áreas de Turismo Rural

Senar/MG

O SENAR MINAS será parceiro da Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região (ASPLAN) no projeto “Caminhos do Campo: Geração de Renda e Sustentabilidade para o Município de Teixeiras”. O empreendimento consiste em implantar em Teixeiras um roteiro para o Agroturismo a fim de gerar renda no meio rural e promover o contato de turistas com o cotidiano das propriedades agrícolas do município. A gerente da Regional do SENAR MINAS em Viçosa, Silvana Novais, explica que a participação do SENAR é capacitar os produtores rurais nas áreas de Turismo Rural e Higienização na Alimentação, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo.

Segundo o projeto, a necessidade de o produtor rural diversificar sua renda contribui para o crescimento do Agroturismo, assim como a tendência do público urbano em resgatar tradições e raízes. Entre os benefícios da atividade apontados pelo projeto estão a diversificação da economia, a melhoria das condições de vida da família rural, a diminuição do êxodo rural, o intercâmbio cultural entre o campo e a cidade, a conservação dos recursos naturais, além do resgate e valorização da cultura local e regional.

O Caminho do Campo será um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, que ligará as comunidades Botafogo, Santo André, Gongo, Pedra Rachada, Palmeiras e adjacências. Nessa região há cerca de 50 famílias de agricultores familiares, que vivem em pequenas propriedades, preservando as características da tradição mineira, como carros de boi, quitutes e prosas. Esse roteiro turístico tem a finalidade de oferecer aos turistas o contato com a vida no campo e com a diversidade cultural das famílias rurais. Para tal, o projeto pretende estreitar as relações entre Turismo Rural e Agricultura Familiar por meio de capacitações e criação de redes de cooperação a fim de garantir a sustentabilidade do empreendimento.

O projeto também prevê a instalação de um viveiro de mudas de plantas ornamentais e flores para que o trecho possa ter melhorias ambientais com o plantio de mudas de hortências, manacás silvestres e quaresmeiras. Assim, o projeto busca oferecer aos visitantes de Teixeiras belas paisagens rurais, sítios com produção de flores e plantas ornamentais, artesanato rural e gastronomia, gerando renda para a subsistência da família rural e investimento na agricultura, que retornam ao turismo.

A ASPLAN, idealizadora do projeto, conta também com a parceria da Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (ADEVI), SEBRAE, EMATER, Prefeitura de Teixeiras e Universidade Federal de Viçosa (UFV), além do projeto Trem das Serras de Minas, convênio entre a UFV, Circuito Turístico Serras de Minas e ONG Movimento Nacional Amigos do Trem. O presidente da ASPLAN, Jershon Ayres, acredita que a junção de todos os parceiros irá possibilitar uma grande transformação na região. “É um trabalho que estamos fazendo com muito carinho”, afirma.

Link

Compartilhar