Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 22 de Abril de 2013 - 12h58

Adeus, estresse

Antiga fazenda de café é transformada em hotel-fazenda e spa com cozinha regional, passeios e um visual relaxante

Globo Rural

Nem só de agricultura e pecuária vive uma fazenda. Foi o que Patrícia Camarero, dona de casa e então trabalhando em uma instituição educacional, se dispôs a provar quando a propriedade que herdou dos tios, no município de Bocaina (SP), começou a dar sinais, em 2009, de que apenas a lavoura de cana não garantiria a sustentabilidade financeira familiar no longo prazo. 

Recém-separada, com três filhos, Patrícia olhou para as instalações da fazenda – que até os anos 1960 produziu café e, com o advento do Proálcool, nos anos 1970, passou a produzir cana-de-açúcar – e decidiu transformá-la em um hotel-fazenda para adolescentes, que receberia preferencialmente jovens com algum tipo de deficiência física. Ela própria perdeu um braço em um acidente na infância, ali mesmo na Fazenda Santa Teresa, e sabe das necessidades e conhece os equipamentos que podem facilitar a vida das pessoas em situação semelhante. 

Aproveitando a localização privilegiada da fazenda, vizinha de duas grandes usinas de cana, vendeu parte da área agrícola para bancar a reforma do casario – tulhas, barracões de maquinário e casas de ex-funcionários. Ficou com 100 alqueires de terra roxa, dos quais 50 de canaviais e o restante dividido em uma densa mata de 30 alqueires, pomar, lago e o amplo gramado por onde se distribuem as instalações, inclusive dois grandes terreiros de secagem de café, hoje mais utilizados para festas noturnas ao ar livre, com direito a fogueira. 

O projeto, aos poucos, foi ganhando novos contornos. Em conversas informais, Patrícia percebeu que havia uma demanda regional por hotéis-fazenda. Casais jovens, sem filhos, que desejavam passar um fim de semana num ambiente tranquilo, com alimentação saudável, e mesmo funcionários graduados das usinas, em viagem de trabalho, que poderiam se hospedar ali, nas proximidades das empresas. O público AB e B da capital paulista, antes visto como usuário potencial, deixou de ser o alvo. 

Na reforma, Patrícia foi auxiliada por uma parente, arquiteta. Além de ampliar as instalações destinadas aos apartamentos – são 12, dos quais dois equipados para pessoas com necessidades especiais –, decidiu aproveitar as imensas tulhas e transformá-las em um spa, reforçando as estruturas para que comportassem grandes paredes de vidro, que dão vista tanto para o gramado como para o lago, onde cria diversas espécies de peixes. Ao lado, um pasto abriga cavalos de montaria e vacas de leite. 

Produção local 

A veia hoteleira Patrícia herdou do avô, que tinha hotel na região. A capacidade administrativa foi desenvolvida durante os anos em que cuidou da contabilidade da fazenda dos tios, que, por não terem herdeiros diretos, deixaram a propriedade para ela. A beleza da paisagem local e a recuperação de antigos cadernos de culinária da fazenda, submetidos a uma “releitura light”, deram o toque final ao projeto, que consolidou-se em meados de 2011. 

Se der sorte, o hóspede encontrará o filho mais novo de Patrícia, João, de 22 anos, violonista que estuda no Rio de Janeiro, toca com músicos como Yamandu Costa e já se apresentou até no exterior. Aí, é só pedir uma palinha e deleitar-se com os acordes que ele prazerosamente dedilha em seu violão de sete cordas.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/turismo-rural/2013/04/22/adeus-estresse.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar