Quinta, 25 de Outubro de 2012 - 08h35
Biocana apresenta Programa de Qualificação de PcD’s durante seminário em Araraquara
Programa premiado que capacita para o mercado de trabalho tem sido exemplo para empresas do setor sucroenergético
Assessoria de Imprensa da Biocana
A realização do 1º Seminário de Inclusão Social é fruto de uma parceria entre a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana) e a Usina Santa Cruz, de Américo Brasiliense. O evento acontece hoje, 25 de outubro, no auditório da Escola SENAI de Araraquara. Na programação, palestras e experiências premiadas como o Programa “Valorizando a Diversidade”, realizado pela Biocana.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itu, tem atendido às empresas do setor sucroenergético na promoção da inclusão de Pessoas com Deficiências (PcD’s) no mercado de trabalho. A entidade estará representada por sua presidente, Leila Alencar Monteiro de Souza, que será uma das palestrantes, além de gestores das usinas associadas à Biocana, como Alta Mogiana, Nardini, Colombo e São Domingos.
O Programa de Inclusão Social da Biocana tem um extenso cronograma de atividades dividido em várias etapas; atualmente está em sua segunda fase. A cada dia tem ganhado a adesão de usinas de diversas regiões e o reconhecimento de autoridades, dada a sua amplitude.
“Sabemos que, por razões diversas, as empresas, de um modo geral, não conseguem cumprir, na sua totalidade, a cota de contratação de PcD’s como prevê a legislação. E isso sempre foi um obstáculo dentro do setor sucroenergético. No entanto, como entidade representativa, precisávamos buscar um equilíbrio para a questão”, esclareceu a diretora-presidente da Biocana dizendo que o assunto foi aprofundado até elaborar o Programa de forma customizada e que vem dando resultados positivos.
Segunda Leila, as contratações de PcD’s continuam e, paralelamente, estão capacitando profissionais que serão multiplicadores de um trabalho inovador. “Nosso objetivo é formar mão de obra não apenas para o setor sucroenergético, mas para o mercado de trabalho”, completou.
Além desta experiência a ser apresentada, serão ministradas palestras pelo gerente de RH da Usina Santa Cruz, Carlos Henrique Venturini; pelo o coordenador de Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Catanduva, Francisco Rodrigues Neto e pelo diretor do SENAI-Itu, Helvécio Siqueira de Oliveira.
Programa - O Programa de Inclusão Social é desenvolvido pela Biocana desde 2007. Desde então, as usinas associadas participantes já executaram algumas etapas, como a identificação de postos e áreas de trabalho nas empresas, sensibilização de funcionários para o trabalho com PcD’s (visual, auditiva, mental, física ou múltipla) e o levantamento espacial, que identificou esta população em região pré-determinada pelas usinas associadas.
A expertise do SENAI de Itu neste assunto tem referendado o Programa da Biocana, comentou a diretora-presidente. Na última semana, esta experiência foi vencedora em premiação setorial nacional, logrando o primeiro lugar no quesito responsabilidade social.
De acordo com Leila, este Programa representa um grande avanço que beneficiará a sociedade como um todo. “Ao promovermos a inclusão na prática, estamos assumindo nossa parcela de responsabilidade social pela sustentabilidade das empresas, promovendo meios qualificados para o amparo profissional desses novos talentos ingressantes em um mercado de trabalho altamente competitivo. Além disso, pretendemos tornar o sentido da inclusão como algo inovador, tornando-o compreensível com ganhos para as empresas que terão à disposição pessoas treinadas e qualificadas”, enfatiza.
Serviço:
Data: 25 de outubro de 2012 (amanhã - 5ª feira)
Hora: às 14 horas
Local: Escola SENAI de Araraquara (Rua Hugo Negrini, 60 – Bairro Quitandinha, Araraquara – SP).
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/responsabilidade-social/2012/10/25/biocana-apresenta-programa-de-qualificacao-de-pcds-durante-seminario-em-araraquara.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176