Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 05 de Setembro de 2012 - 10h16

Exclusivas uagro

Dá vontade de estudar

O núcleo móvel para capacitação profissional da Fundação da Raízen oferece infraestrutura perfeita que estimula o aprendizado

Universoagro

Carreta que abriga a unidade móvel tem capacidade para atender 24 alunos

Luciana Paiva

A baixa oferta de mão de obra qualificada é um dos gargalos para a viabilização da sustentabilidade das empresas brasileiras. Por isso, qualificar profissionais passou a ser parte da gestão das empresas. Um excelente exemplo, nesse sentido,  ocorreu em 23 de agosto, na cidade de Guariba, SP, quando a Raízen, empresa resultante da união entre Shell e Cosan, inaugurou o primeiro núcleo móvel de sua Fundação. 

A carreta que abriga a unidade móvel possui 15 metros de comprimento por 4,3 metros de altura e 2,7 metros de largura. O espaço terá capacidade para atender até 24 alunos por curso, com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração, além de ar condicionado e tela de LCD para a exibição de vídeos. O espaço de 56 metros quadrados foi muito bem aproveitado, é bastante agradável e com cuidados que estimulam ainda mais o aprendizado.Outro diferencial da unidade é sua total acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida –  há uma plataforma que desce e sobe permitindo o acesso da cadeira de rodas e dentro da carreta há espaço suficiente para a cadeira de rodas circular.

Interior da unidade móvel: conforto e tecnologia de ponta

Para a construção, a companhia contou com investimentos de R$ 1 milhão, feitos em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além do apoio das empresas parceiras Frato, Luitex, Sense, Siemens, SKF, Weg e Bray que forneceram os equipamentos (os mesmos utilizados nas operações nas usinas) para o treinamento do pessoal. As aulas têm a parte teórica e prática, o curso possibilita aos alunos uma noção perfeita das atividades que terão no ambiente de trabalho.

Computadores e componentes eletrônicos fazem parte das ferramentas de aprendizagem

Os cursos

Com estrutura para realizar uma oferta de mais de 30 cursos profissionalizantes, dentro do escopo de manutenção, elétrica e automação, a unidade deve atender cerca de 100 pessoas ao ano. O objetivo do projeto é levar as ações sociais da companhia para as cidades que ainda não são atendidas pela Fundação e atender as demandas de qualificação profissional das comunidades locais, capacitando-os para cargos dentro da própria Raízen e de outras empresas da região.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e tem a duração de três horas diárias e um total de 180 horas. Os cursos são gratuitos e atendem não só os funcionários da Raízen, mas também à comunidade, os interessados são os inscritos no Programa de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e a triagem fica a cargo da prefeitura de Guariba. Os interessados devem ter entre 18 e 30 anos e ter o ensino fundamental. O primeiro curso realizado na unidade móvel será o de manutenção mecânica e elétrica industrial, com carga horária de 180 horas, média de três meses. As aulas terão início neste mês de setembro.

A unidade oferece acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

“Esse projeto chegou para coroar os 10 anos de trabalho de sucesso realizado pela Fundação”, afirma Luís Carlos Veguin, diretor de recursos humanos da Raízen. “O núcleo nasce com um formato diferenciado e sua grande vantagem será a mobilidade entre as cidades, possibilitando que as ações da empresa cheguem a mais locais e pessoas”, complementa.

O prefeito de Guariba, Hermínio de Laurentiz Neto, comemorou o fato de Guariba ser a primeira cidade a receber a carreta. “Iniciativas como esta são necessárias e sempre bem-vindas. Hoje a população cobra muito esse tipo de ação, por isso parabenizo o projeto que, sem dúvida, será um grande sucesso”. Laurentiz observou que com a unidade móvel da Raízen, Guariba passa a ter a sala de aula mais moderna do Brasil.

Qualificação profissional

Maria Luiza Barbosa, gerente de responsabilidade social corporativa da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) esteve presente ao lançamento e destacou a importância dessa ação da Raízen, salientou tratar-se de uma ferramenta bastante funcional para a disseminação da qualificação profissional. Segundo Maria Luiza, o setor sucroenergético tem se empenhado fortemente para qualificar pessoas para atuar nas usinas e também em outros segmentos. As ações nesse sentido têm sido desenvolvidas pela própria Unica, que em parceria com empresas desenvolve o programa Renovação, pelas demais entidades do setor e pelas próprias empresas, como no caso da Raízen.

Maria Luíza Barbosa, Luís Carlos Veguin e Sérgio Prado, da área de comunicação da Unica, durante o lançamento da unidade em Guariba

A estrutura das unidades móveis de qualificação é um projeto da empresa Futura Soluções e Conhecimento, que também fornece os kits didáticos, o mobiliário educacional e a equipe de professores. Reinaldo Teixeira Munhoz, gerente da Futura, disse que esse projeto de unidades móveis de qualificação atende a qualquer segmento, não só o setor sucroenergético, e pode ser levado a qualquer parte do Brasil. Facilidade que incentiva as demais empresas investirem na qualificação de mão de obra. 

Durante a Fenasucro&Agrocana, feiras realizadas em Sertãozinho, SP, entre os dias 28 e 31 de agosto, a unidade móvel da fundação da Raízen esteve exposta. "Uma iniciativa como essa deve ser de conhecimento de todos, por isso, não poderia ficar de fora do maior evento de tecnologia sucroenergética do mundo", salientou Maria Luíza.

Até o final do ano, a carreta permanecerá na cidade de Guariba, na Avenida Ernesto Buch S/N. Em 2013, uma nova programação será divulgada.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/responsabilidade-social/2012/09/05/da-vontade-de-estudar.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar