Sexta, 29 de Março de 2013 - 17h08
Agricultores do Sertão são beneficiados por projeto do Governo
Agricultores familiares do município de Inhapi, no Sertão alagoano, já dispõem de cisternas para armazenamento de água nos períodos de estiagem.
Economia Nordeste com informações do Governo de Alagoas
Eles foram beneficiados pelo Projeto Água para Todos, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Para acompanhar a execução do projeto, o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, visitou os dois agricultores beneficiados, que servirão de modelo para a implantação das outras cisternas.
Ao todo, serão implantadas 8 mil unidades para conservação de água em 15 municípios do Sertão e do Agreste. Além de cisternas, os agricultores serão beneficiados com tanques de pedra e barragens subterrâneas. “Isso vai depender da disponibilidade de cada área. Onde for mais viável uma barragem subterrânea, o agricultor será contemplado, pois queremos apoiar não só o uso da água para consumo humano, mas também para produção”, salientou o secretário.
Segundo ele, para garantir água para consumo direto das pessoas e para uso na plantação ou na criação de animais, serão instaladas cisternas de primeira água (consumo humano) e cisternas de segunda água (produção). As de primeira água, como são conhecidas, têm capacidade para 16 mil litros, enquanto as cisternas de segunda água têm capacidade para 52 mil litros.
De acordo com o secretário, as entidades que estão executando o Projeto Água para Todos em Alagoas já têm experiência na área e, além de receber a unidade, as famílias serão capacitadas em gestão de recursos hídricos. Os produtores que receberão as cisternas e demais unidades fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento ou criação de animais.
A Seagri montou um plano de ação durante o período preparatório, no qual reuniu técnicos, engenheiros e administradores, que vão acompanhar a execução do projeto, a construção das unidades e a prestação de contas. “Já fizemos reuniões com as entidades credenciadas para definição das metas, prestação de contas das obras e da execução financeira. Teremos relatórios constantemente de toda a situação do projeto”, explicou Marinho.
Economia Nordeste com informações do Governo de Alagoas
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/qualidade-de-vida/2013/03/29/agricultores-do-sertao-sao-beneficiados-por-projeto-do-governo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176