Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 12 de Novembro de 2012 - 08h09

Benefícios da soja na alimentação

Parceria entre EPAMIG, Embrapa e Fundação Triângulo torna grão mais saboroso

ASCOM EPAMIG

Pesquisadora Ana Cristina apresenta os benefícios da soja. Foto Erasmo Pereira

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), da Embrapa e da Fundação Triângulo desenvolvem, desde 2004, o projeto “Melhoramento Genético da Soja para a Alimentação Humana em Minas Gerais”. O objetivo é tornar o grão mais palatável para atender aos gostos e às necessidades nutricionais da população. O produto registrado como Soja de Minas já é comercializado por uma rede de supermercados de Uberaba e está sendo apresentado em outras regiões de Minas.

Com a finalidade de divulgar os resultados da pesquisa e apresentar o produto a representantes das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) promoveu nesta quinta-feira (8), em Belo Horizonte, uma degustação de produtos feitos com as variedades da Soja de Minas Fit Soy (BRSMG 790A amarela) e Nutri Soy (BRSMG 800A marrom). “A parceria entre EPAMIG, Embrapa e Fundação Triângulo quer destacar a soja como produto nobre. E por ser tão rico em nutrientes acreditamos ser possível inserir a soja na alimentação escolar”, afirma o secretário da Seapa Elmiro Nascimento.

Os pesquisadores Ana Cristina Juhasz (EPAMIG) e Vanoli Fronza (Embrapa) e o representante da Fundação Triângulo Jonathan Ma foram os responsáveis pela apresentação do projeto e pela elaboração do cardápio (soja marrom cozida com feijão carioquinha na proporção de 50%, soja tropeira, salada e suco com soja amarela). Ana Cristina destacou a composição nutricional da soja comparada com outras fontes de proteína, como o feijão e a carne. “A soja é um alimento altamente protéico, recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por auxiliar na redução do Colesterol ruim e proteger contra doenças vasculares”, disse.

A pesquisadora afirmou que, apesar de benéfica, a soja não faz parte da alimentação usual do brasileiro. “O sabor forte das variedades próprias para a produção de óleo fez com que o brasileiro não se adaptasse com a soja encontrada no mercado. Com o melhoramento genético chegamos a cultivares com sabor suave, textura macia, e boa aparência”. Jonathan Ma, um dos responsáveis pela comercialização do produto afirmou que a intenção é popularizar o produto. “Queremos fortalecer a marca Soja de Minas, para que ela seja reconhecida como um produto do Estado como o queijo e o café”, disse.

Segundo Ana Cristina Juhasz, pesquisas aplicadas em eventos em que houve degustação das variedades da Soja de Minas apontaram 97% de aceitação do grão. “96% dos que degustaram essa soja disseram que a compraria para preparar em casa”, completa.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/qualidade-de-vida/2012/11/12/beneficios-da-soja-na-alimentacao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar