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Terça, 23 de Fevereiro de 2016 - 09h25

Exclusivas uagro

Orgânicos são destaque na feira do empreendedor

Produtos agrícolas chamam a atenção de 120 mil pessoas durante o evento

Exclusiva redação Uagro

Os produtos agrícolas orgânicos são destaque na feira do empreendedor, que acontece até esta terça-feira (23) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Organizado pelo Sebrae, o evento recebeu nos dois primeiros dias mais de 60 mil pessoas, e a expectativa é que o público total chegue à casa dos 120 mil visitantes.

Procura por alimentos orgânicos é destaque em feira sobre empreendedorismo

Em um espaço exclusivo dedicado à agricultura, organizado por uma entidade de produtores do Estado de São Paulo, a produção orgânica aparece em peso, o que denota o forte apelo que este tipo de produto vem ganhando junto ao público urbano, seja ele consumidor ou futuro empreendedor. Diferentemente dos produtos agrícolas convencionais, os orgânicos são cultivados sem o uso de produtos químicos para o combate de pragas e doenças na lavoura.

O espaço agro na feira do empreendedor apresenta desde alimentos, entre os quais hortifrútis, sucos, café, doces, até cosméticos produzidos a partir de matérias-primas de base agrícola, como, por exemplo, o mel.

Um dos expositores em destaque é a empresa EcodaTerra, especializada na produção de frutas, legumes e verduras, e que além de apostar no nicho de produtos orgânicos, investe também em um modelo de comercialização que busca conectar de maneira direta produtor e consumidor.

Com propriedades rurais parceiras localizadas em cidades do interior paulista, como São Carlos, Araraquara e Atibaia, a EcodaTerra oferece como formato de negócio a possibilidade de formação de clubes de compras de consumidores, que podem adquirir os produtos diretamente do agricultor, conforme explica Diego Mendes, diretor da empresa.

“Um grupo de consumidores seleciona os produtos que quer receber e o agricultor se encarrega de cultivar exatamente estes produtos, numa espécie de produção customizada/personalizada”, diz Mendes, que acrescenta: “o negócio funciona sob a forma de uma assinatura mensal, onde o grupo de consumidores assina por seis meses, por exemplo, a aquisição de um determinado volume de produtos”.

A entrega, assinala Mendes, é feita por parceiros da empresa, o que, na prática, assegura ele, elimina a figura do intermediário. “Isso acarreta em melhor preço de venda para o produtor e de compra para o consumidor.” 

Por sua vez, no tocante ao varejo, Marcelo Silva conta que se antes era preciso ir atrás do varejista a fim de vender o orgânico, agora é ele quem procura o produtor. “É uma evidência de como o mercado para este segmento cresceu.” Marcelo Silva revela, ainda, que está nos planos da fazenda também passar a vender diretamente para o consumidor por meio da criação de “lojas conceito”.

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