Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 29 de Agosto de 2013 - 17h41

Pescadores do Maranhão apostam em sistema integrado alternativo sustentável de alimentos

Cinco meses após implantar o sistema, a primeira despesca pode render até 58 quilos de tilápia

Embrapa

Pescadores do município de Amarante do Maranhão apostam no Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos como saída para melhorar a alimentação e a renda familiar.

O sistema, que é um modelo agrícola sustentável, consiste em um tanque de piscicultura, construído artesanalmente, galinheiro, minhocário, hidroponia, abrigo para compostagem, além de uma horta periférica. O tanque de piscicultura tem capacidade para 5000 litros, e funciona com um sistema de recirculação de água.

A capacidade de produção é de 25 quilos de tilápia em 3 ciclos por ano. Os peixes podem pesar de 150 a 200 gramas ao final de cada ciclo. Todo o sistema reutiliza a água do tanque de piscicultura, o que reduz os custos de produção e aumenta a oferta de alimentos. O sistema já está implantado em aldeias dos índios Gaviões e Guajajaras, municípios de Amarante do Maranhão.

O sistema é montado em lotes de 100 a 1000 metros quadrados, na periferia das cidades. Ele foi criado pelo pesquisador Luiz Guilherme, da Embrapa Meio-Norte, e vem sendo aprimorado na Unidade de Execução de Pesquisa no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina.

Link

Compartilhar