Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 28 de Agosto de 2013 - 15h39

Expointer 2013 - Pecuária familiar e artesanato: da criação à produção

O pecuarista familiar é um dos públicos específicos assistidos pela Emater/RS-Ascar

Emater / RS

Para mostrar um pouco das peculiaridades deste público, a Instituição está com um espaço para demonstração no Caminhos da Integração, na 36ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. 


Os visitantes poderão conhecer um pouco da realidade do pecuarista familiar e, também, acompanhar o trabalho de artesanato em lã ovina, desenvolvido nas propriedades, como um complemento à renda. 

O pecuarista familiar possui algumas características específicas. Entre elas estão a criação de bovino e ovino de corte, mão de obra familiar, área de até 300 hectares, apresentam formas produtivas com preservação do meio ambiente, entre outras. No Estado, são aproximadamente 60 mil famílias com estas características, o que representa 12% dos produtores do Estado. 

O médico veterinário da Emater/RS-Ascar de Eldorado do Sul Rafael Gomes afirma que o trabalho desenvolvido pela Instituição, na Região da Campanha, ajudou a identificar e atender esse público, que se diferencia do agricultor familiar. Nessas regiões, os produtores possuem área maior e não se enquadram nas características exigidas de produção familiar. Dessa forma, com o auxílio da Emater/RS-Ascar são permitidos quatro módulos fiscais e há estudos para a ampliação destes. 

Além disso, através da criação de ovinos, o artesanato é incentivado e as mulheres começam a trabalhar na atividade, agregando renda à propriedade. Segundo Gomes, é uma forma de promover a inclusão social destas produtoras. 

Conforme a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Osório Suzana Nunes Machado, o objetivo do espaço, além de mostrar os produtos, é divulgar o curso de artesanato, que será oferecido pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM). No primeiro módulo da capacitação, que está prevista para acontecer em novembro, os participantes aprenderão a separação e lavagem da lã, cardação, fiação, tingimento da lã com produtos naturais como boldo e carqueja, noções com o tear e tecelagem. 

Suzana afirma que os artesãos participam de feiras, inclusive fora do Estado, o que valoriza o trabalho realizado nas propriedades. Os interessados além de acompanhar o processo de produção do fio, podem adquirir as peças confeccionadas em lã ovina, no espaço localizado ao lado da pecuária familiar, no Caminhos da Integração da Emater/RS-Ascar. 


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar na Expointer 2013 
Jornalista Franceli Couto 

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/diversificacao-de-renda/2013/08/28/expointer-2013-pecuaria-familiar-e-artesanato-da-criacao-a-producao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar