Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 24 de Maio de 2013 - 11h07

Dia do Apicultor é comemorado em Humaitá

A apicultura, segundo Rockembach, “é responsável por 28% da produção de alimentos e, depois dos Estados Unidos, a Argentina é o país que mais exporta mel

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Abelha na flor de pêssego. Foto de Cleuza Noal Brutti

Cleuza Noal Brutti

Apicultores de sete municípios do Noroeste gaúcho se reuniram, na quarta-feira (22/05), em Humaitá, para trocar experiências sobre a atividade que desenvolvem. O Dia do Mel, evento alusivo ao Dia do Apicultor, foi promovido pela Associação dos Apicultores de Humaitá (Apromel), Emater/RS-Ascar e secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o poder público municipal de Sede Nova e Nova Candelária. Presente ao evento, o prefeito de Humaitá, Luiz Carlos Sandri, destacou as parcerias para o desenvolvimento de projetos que beneficiem os apicultores gaúchos.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Selmar Rockembach, de Cândido Godói, palestrou sobre Instalação, manejo, alimentação e limpeza das colmeias. A apicultura, segundo Rockembach, “é responsável por 28% da produção de alimentos e, depois dos Estados Unidos, a Argentina é o país que mais exporta mel”. Para resultados eficazes, Rockembach enfatizou os cuidados com o manejo das abelhas: troca da rainha a cada dois anos; troca anual dos favos; alimentação no inverno; eliminação das realeiras; diminuição da entrada de ar frio no inverno, com instalação de redutor de alvado (buraco por onde passam as abelhas); redução do espaço entre o ninho e a melgueira.

O tema Boas Práticas de fabricação do mel foi abordado pela engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Rejane Gollo Fornari. O apicultor, segundo Rejane, deve ter em mente que os cuidados fazem parte de toda a cadeia produtiva, desde a produção até o manuseio, na agroindústria. “O mel pode acarretar problemas sérios se estiver contaminado por bactérias e leveduras”, alertou a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar.

Os participantes do encontro, apicultores de Humaitá, Sede Nova, Nova Candelária, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Quinze de Novembro, ainda visitaram a propriedade do presidente da Apromel, Arnildo Schoulten. Na propriedade, foi construída a Casa do Mel, agroindústria beneficiada pelo Programa de Agroindústria Familiar – Selo Sabor Gaúcho, do Governo do Estado.

O próximo encontro dos apicultores foi marcado para novembro, no município de Sede Nova.


Apicultura no RS

O Rio Grande do Sul produz, anualmente, cerca de sete mil toneladas de mel, das quais, aproximadamente duas mil toneladas são exportadas, principalmente, para os Estados Unidos e Europa. A atividade apícola envolve 40 mil famílias no Estado, segundo a Federação Apícola do RS.


Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/diversificacao-de-renda/2013/05/24/dia-do-apicultor-e-comemorado-em-humaita.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar