Quinta, 04 de Outubro de 2012 - 14h51
Pescadores ganham autonomia no Projeto Boa Esperança
Com os próprios recursos financeiros, tirados da venda dos peixes, as famílias já estão comprando ração e alevinos.
Embrapa Meio-Norte
Fernando Sinimbu
Os pequenos pescadores dos municípios de Guadalupe, no Piauí, e Nova Iorque, no Maranhão, que participam do Projeto Boa Esperança, já estão nadando com seus próprios braços. As duas unidades demonstrativas piloto com tilápia, instaladas nos municípios, têm agora autonomia. A fase de implantação das UDs, pela Embrapa Meio-Norte, foi concluída.
Com os próprios recursos financeiros, tirados da venda dos peixes, as famílias já estão comprando ração e alevinos. Os pescadores estão também organizados juridicamente, através de associações, criadas recentemente. Projetos para financiar a compra de mais guaiolas e, consequentemente, aumentar a produção, foram enviados ao Banco do Nordeste.
Hoje, segundo o engenheiro de pesca Valdemir Queiroz, responsável pela ação de piscicultura do Projeto Boa Esperança, a produção de cada unidade demonstrativa piloto em Guadalupe e Nova Iorque, todo mês, chega a 1,5 tonelada. O peixe é comercializado na própria região. A demanda pelo pescado produzido nessas UDs é grande e tem até fila de espera para compra.
Financiamento pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, e conduzido pela Embrapa Meio-Norte, o Projeto Boa Esperança implantou unidades demonstrativas piloto de piscicultura também no município de Benedito Leite, no Maranhão.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/diversificacao-de-renda/2012/10/04/pescadores-ganham-autonomia-no-projeto-boa-esperanca.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176