Empresas da cadeia sucroenergética priorizam a diversificação
Novos nichos de atuação pode dar maior estabilidade ao negócio da empresa
Universoagro
José Roberto Maia
Um grande painel na entrada do estande da Sermatec Zanini, na Fenasucro&Agrocana 2012, feira realizada em Sertãozinho, SP, entre 28 e 31 de agosto, comemora a obtenção pela empresa do CRCC – certificado que garante que a empresa está apta a fornecer equipamentos e produtos para a Petrobras e para o setor petroquímico.
Considerando os altos e baixos do setor sucroenergético, inclusive o momento atual em que enfrentam as empresas fornecedoras de equipamentos para as usinas deste segmento, diversificar é um caminho inevitável. Por isso, algumas empresas presentes na Fenasucro&Agrocana deste ano revelam que buscar novos nichos de atuação pode dar maior estabilidade ao negócio da empresa, embora garantam: continua sendo fornecedoras do setor sucroenergético.
Além do setor petroquímico, outras atividades econômicas também têm atraído o interesse dos fabricantes de equipamentos originário do setor sucroenergético, como celulose e papel, mineração, químico.
PRIMEIRO PASSO - Segundo o presidente da Sermatec Zanini, Antônio Carlos Christiano, obter o CRCC é uma certificação que a empresa atende os mais rígidos e avançados sistemas de qualidade que existem e com condições de participar de qualquer outro mercado.
O CRCC é o primeiro passo para uma empresa tornar-se apta a fornecer para a Petrobras. É um sistema em que todas as unidades da estatal mantêm informações atualizadas sobre as empresas aptas ao fornecimento de bens/serviços.
ATESTADO DE QUALIDADE - Outra tradicional empresa do setor sucroenergético, a Renk Zanini anunciou a inclusão no cadastro da Petrobras no ano passado. A Renk Zanini obteve nota 8,0 no critério técnico e na tradição dos fornecimentos em redutores abaixo de 500CV e acima de 500Cv e nota 9 na Manutenção de Redutores. Com diversos fornecimentos, como sub-fornecedora para o mercado Petroquímico, a Renk Zanini se qualificou a fornecer diretamente para a cadeia de Óleo e Gás.
Há outras empresas que participam da Fenasucro&Agrocana que possuem o CRCC. Aptas a atender o segmento petroquímico, entre outras áreas, reconhecem a importância potencial de participar da feira para captar clientes nesse mercado. A japonesa Kanaflex, que fabrica mangueiras espiraladas flexíveis de PVC e ficou conhecida como pioneira na fabricação de dutos e tubos corrugados de PEAD, está capacidade a atender o segmento de óleo e gás. Inclusive tem fornecido equipamentos para a construção do etanolduto.
Fabricante de conexões, chapas, barras e perfis com fabricação própria de tubos com costura e parceira de uma empresa chinesa em tubos sem costura, a Krominox faz questão de anunciar que, além da ISO 9001, também possui o CRCC.
Ser fornecedor da Petrobras atesta o nível de qualificação da empresa e ajuda a diferenciar no mercado também na Fenasucro.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/diversificacao-de-renda/2012/09/03/empresas-da-cadeia-sucroenergetica-priorizam-a-diversificacao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176