Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 11h51

Oficina de artesanato ensina aproveitamento de porongos para decoração

Para capacitar a comunidade local e proporcionar geração de renda, 25 mulheres rurais de Cachoeira do Sul, no Jacuí Centro, participaram de oficina de pintura decorativa em porongos, na terça-feira (21/08), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (S

Emater/RS-Ascar

Helena Boucinha 

Colaboradores: Nayara Lunkes e Maurício Sena

Para capacitar a comunidade local e proporcionar geração de renda, 25 mulheres rurais de Cachoeira do Sul, no Jacuí Centro, participaram de oficina de pintura decorativa em porongos, na terça-feira (21/08), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. A atividade foi ministrada pela extensionista Bruna Mezzomo Neubauer, do escritório da Emater/RS-Ascar de Pinhal Grande.

“Esse curso possibilita o aproveitamento de uma matéria-prima em abundância na região, que é o porongo, para a geração de renda para a comunidade local. As mulheres que passam pelo curso logo começam a produzir e a comercializarem as peças, aprimorando cada vez mais a técnica aprendida na oficina”, ressaltou a extensionista de Bem-Estar Social do escritório da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul, Isabel Vivian.

De acordo com Bruna, entre as superfícies mais interessantes para se trabalhar peças artesanais rurais, está o porongo. “Sobre ele podemos interferir de inúmeras maneiras, pintando, desenhando ou apenas fazendo recortes. Tudo isso dá ótimos resultados”, observou ela. Pela versatilidade de seu formato, o porongo se encaixa em diversos usos, transformando-se em bonecos, casinhas de passarinho, enfeites para festas, porta-objetos ou mesmo vasilhas.

Para Isabel Vivian, incentivar a produção e o uso de matérias-primas oriundas do meio rural como fibras, palhas, lã madeiras, sementes, cascas, couros, escamas e porongos, estimula o resgate das diversas culturas e a manutenção de costumes. “O artesanato é um meio de subsistência e fator de equilíbrio no mercado de trabalho, assumindo, por consequência, uma função social, porque, além de absorver boa parte da mão de obra disponível, em decorrência do ritmo sazonal da agricultura e da indústria em certas regiões, é importante como atividade de complementação de renda das famílias rurais e conta a história da comunidade, revela os valores, a cultura de gerações”, disse ela.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/diversificacao-de-renda/2012/08/24/oficina-de-artesanato-ensina-aproveitamento-de-porongos-para-decoracao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar