Quarta, 23 de Agosto de 2017 - 14h24
Programa vai mapear características dos solos do País
Resultados da iniciativa serão utilizados para subsidiar políticas agrícolas e gestão territorial
DATAGRO
Coordenado pela Embrapa Solos, o Programa Nacional de Solos (PronaSolos) vai gerar dados e informações de solos, com diferentes graus de detalhamento, para elevar o conhecimento sobre os solos do Brasil e, assim, subsidiar políticas públicas e gestão territorial, promover a agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão de crédito agrícola.
Devido às dimensões continentais do País, a Embrapa informa que o PronaSolos será um programa de longa duração e está previsto para ser feito em três etapas: de curto (0 a 4 anos), médio (4 a 10 anos) e longo prazos (10 a 30 anos), com metas de trabalho distintas. Na primeira fase, serão estudados solos em áreas prioritárias em cada Estado. Pretende-se, nessa etapa, fazer o levantamento de solos e as interpretações associadas para cerca de 430 mil km2, equivalentes às áreas dos Estados de São Paulo e Paraná somadas.
De acordo com a pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, o mapeamento de solos, especificamente para as atividades agrossilvipastoris (agropecuária e floresta), vai fornecer dados para que o País obtenha ganhos de produtividade e políticas de uso eficiente de insumos, dentre eles, os fertilizantes, aumentando a competitividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira. Além disso, segundo ela, o maior conhecimento dos solos vai permitir a diminuição das áreas degradadas, tendo em vista que novas degradações poderão ser evitadas e as já existentes, recuperadas.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/ambiental/2017/08/23/programa-vai-mapear-caracteristicas-dos-solos-do-pais.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176