Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 05 de Agosto de 2013 - 15h11

Número de queimadas nos primeiros dias de agosto é 60% menor em relação ao mesmo período de 2012

Até segunda, focos de calor chegaram a 8.444 em todo o Brasil, enquanto no mesmo período do ano passado, o registro era de 20.507 incêndios florestais

Somar Meteorologia

A concentração de chuva no Sul do país deixou o tempo seco e com baixos índices de umidade do ar entre Sudeste, Centro-Oeste, parte da região Norte e interior do Nordeste nos últimos dias. Apesar do calor e da falta de chuva favorecerem o aumento das queimadas, o número de incidências ainda é 60% menor em relação aos primeiros cinco dias de agosto de 2012.

Até esta segunda, dia 5, de acordo com a Somar Meteorologia, os focos de calor chegaram a 8.444 em todo o Brasil, enquanto no mesmo período do ano passado, o registro era de 20.507 incêndios florestais. Em 2012, o Estado com mais foco de incêndios florestais entre os dias 1º e 5 de agosto era Mato Grosso do Sul, com 3.369 queimadas. Agora, Mato Grosso lidera a lista, com 1.655 focos de calor, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A diferença nos valores está relacionada com as precipitações no país. No ano passado, o período de estiagem começou mais cedo, foi intenso e prolongado. Em julho de 2012, os acumulados ficaram acima da média no norte do Rio Grande do Sul, leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. Entre o oeste do Paraná e São Paulo, Centro-Oeste, parte do Norte e do Nordeste, o volume de chuva ficou em 60% e 120% abaixo do normal.

O cenário de chuva, agora, é um pouco diferente. Os acumulados ficaram acima da média em praticamente toda a região Sul, no centro e sul de Mato Grosso do Sul, no oeste de Mato Grosso, em boa parte do Norte e no litoral do Nordeste. Na divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os volumes ficaram até 100% acima do normal para essa época do ano. O tempo ficou completamente seco em julho de 2013 no norte mineiro, no leste mato-grossense, no oeste da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão e em Tocantis.

A tendência para agosto, logo nos primeiros dias, é de que a passagem de uma frente fria seja forte o suficiente para provocar chuva acima da média para o período em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entretanto, depois deste sistema, o tempo seco prolongado retorna para boa parte do centro e sul do Brasil.

No Nordeste, a chuva perde força nas capitais a partir da segunda quinzena do mês, quando as Ondas de Leste ficam mais enfraquecidas. Enquanto isso, na região Norte, a chuva permanecerá concentrada sobre o Amazonas. Segundo os meteorologistas da Somar, em relação às temperaturas, as madrugadas devem ser frias e as tardes de calor na maior parte do país.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/ambiental/2013/08/05/numero-de-queimadas-nos-primeiros-dias-de-agosto-e-60-menor-em-relacao-ao-mesmo-periodo-de-2012.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar