Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 16 de Julho de 2013 - 08h49

Queimadas estão proibidas em Mato Grosso

O período proibitivo de queimadas começou ontem em Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Cuiabá ainda não tem nenhuma ação para prevenção e combate em andamento

Diário de Cuiabá

NÁGERA DOURADO

Conforme a assessoria de imprensa do órgão, o trabalho de combate aos incêndios, que aumentam devido à estiagem, deve começar até o final da semana. 

Já no interior do Estado, o secretário-executivo Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel Agnaldo Pereira, disse que mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos foram comprados pelo governo do Estado, mas ainda não foram entregues aos municípios do interior. 

Conforme o coronel, será preciso que o órgão faça uma “articulação” para que os materiais cheguem as unidades do Corpo de Bombeiros e da Sema. A expectativa é que até o final de julho os abafadores, enxadas, machados e máscaras, entre outros possam ser usados. 

Enquanto os materiais não são disponibilizados, serão feitas operações de combate a incêndios com equipes terrestres e aéreas. No período de 01 de janeiro a 15 de julho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 24.462 focos de calor no Estado. 

Segundo a Sema, na primeira quinzena de julho deste ano, os satélites registraram 7.091 focos de calor. O número mostra que houve um acréscimo de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 6.067. 

Para o combate, de acordo com o coronel, haverá cinco bases de Corpo de Bombeiros no interior de Mato Grosso. As unidades estão instaladas em Chapada dos Guimarães, Colniza, Nova Ubiratã, Peixoto de Azevedo e São Félix do Araguaia. 

Além das bases serão instaladas Unidades de Conservação em Nobres, Novo Santo Antônio, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Poconé, Colniza e Barra do Garças. 

De acordo com o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Romildo Gonçalves Silva, no campo somente serão permitidas queimas especiais, como a queima nos canaviais para a produção de açúcar. 

DECRETO - Teve início nesta segunda-feira (15), em todo Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas. Até 15 de setembro, fica vetad

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/ambiental/2013/07/16/queimadas-estao-proibidas-em-mato-grosso.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar