Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 22 de Abril de 2013 - 08h47

Conforto animal: pesquisadores fazem as primeiras observações

Experimento avalia a integração entre a lavoura, pecuária e floresta (iLPF) na pecuária de leite.

Agrodebate

Elaine Perassoli

Profissionais da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrossilvipastoril), localizada em Sinop, a 503 km de Cuiabá fazem as primeiras observações sobre o experimento que avalia a integração entre a lavoura, pecuária e floresta (iLPF) na pecuária de leite. Observou-se que os animais totalmente expostos ao sol tiveram os movimentos respiratórios bastante aumentados. "O normal é 40, mas esse número chegou a 120", ressalta o engenheiro agrônomo e um dos orientadores do projeto, Luciano Lopes.

 
Este experimento tem três tratamentos. Em um deles, os animais estão o tempo todo expostos ao sol. Em outro, árvores plantadas nas bordas dos piquetes garantem sombra parcial. Já no terceiro espaço foram plantadas fileiras triplas de árvores a cada 15 metros, gerando sombra em meio à pastagem. A expectativa dos pesquisadores é que as árvores proporcionem conforto térmico e, consequentemente aumento de rentabilidade.
 
Segundo o pesquisador os dados só serão divulgados oficialmente depois de tabulados e correlacionados. "O que podemos falar são observações que fizemos durante a coleta de dados". Ele conta que outro ponto importante observado é que os bovinos expostos totalmente ao sol beberam mais água. Isso fez com que a região próxima ao bebedouro ficasse enlameada e mais fresca e convidativa. Com isso, os animais passavam boa parte do tempo deitados próximos aos bebedouros se refrescando.
 
Luciano Lopes conta que vários estudos estão sendo feitos pelos alunos de doutorado e mestrado neste experimento. O grupo avalia o crescimento das pastagens, qualidade da forrageira, ganho de peso e há ainda várias outras linhas de pesquisa incluindo a área florestal. No parâmetro fisiológico os profissionais também estudam a temperatura de pele dos animais.
 
Este experimento tem 40 hectares, divididos em quatro quadrantes de 10 hectares. Em cada um deles foram aplicados os três sistemas, com área sem sombreamento, com sombreamento nas bordas e fileiras triplas no meio. O objetivo é que, ao longo de quatro anos, cada quadrante passe dois anos com pastagem e dois anos com lavoura. Neste trabalho, tenta-se simular as condições de uma propriedade leiteira, onde a lavoura é utilizada principalmente em prol da alimentação dos animais. Assim, planta-se milho para a produção de silagem e o feijão-caupi.

Além da produção de leite este experimento possibilitará várias outras pesquisas que serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar. Também estão sendo avaliadas a dinâmica de carbono e de água, as características físico-químicas e a microbiologia do solo. Há também outras linhas de pesquisas como indicadores de sustentabilidade, emissão de gases de efeito estufa e microclima, desempenho da lavoura e várias outras.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/ambiental/2013/04/22/conforto-animal-pesquisadores-fazem-as-primeiras-observacoes.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar