Quarta, 16 de Janeiro de 2013 - 13h03
Centro tem dificuldade para cuidar de animais vítimas de maus tratos no AP
Lugar está lotado e não dá conta de fazer mais atendimentos. Acolhimento de novos bichos foi suspenso.
Globo Rural
Um centro de triagem federal no Amapá recebe animais silvestres vítimas de maus tratos. O problema é que o lugar está lotado e não dá conta de fazer mais atendimentos. O acolhimento de novos bichos foi suspenso.
Agarrado a veterinária, o filhote de bicho preguiça real mama e curte o aconchego. O animal chegou com um mês de vida ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). A mãe foi encontrada morta. A veterinária coloca os filhotes na árvore para estimular o instinto animal, mas nem sempre eles se readaptam ao meio ambiente.
"Ele tem um crescimento muito lento. Ele precisa da mãe. Ele aprende com a mãe a ter medo do predador. Então, por exemplo, ele aprende com a mãe que ele não pode descer da árvore. Isso é uma coisa que eu não consigo ensinar porque eu não moro na árvore. Eu teria que viver lá para ensiná-lo. Ele se espelha na gente. O meu comportamento é o comportamento dele", diz Sandra Roreno, coordenadora do centro.
Hoje, cerca de 150 animais estão em tratamento aqui no centro. Parte dos bichos consegue se recuperar e viver normalmente na floresta. Quando isso não acontece, a solução é enviá-los para parques ou zoológicos.
Há inúmeras histórias de animais vítimas de maus tratos que chegam ao centro. Mas a capacidade de atendimento está no limite. Desde outubro do ano passado, está suspenso o acolhimento de animais. Nos alojamentos, falta manutenção. As portas estão emperradas e as trancas, quebradas.
A superintendente do Ibama no Amapá, Márcia Bueno, disse que atualmente não há recursos para reforma e ampliação do centro de triagem. Enquanto isso, por iniciativa de uma empresa privada, mais alojamentos estão sendo construídos e as obras devem ficar prontas em março.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/ambiental/2013/01/16/centro-tem-dificuldade-para-cuidar-de-animais-vitimas-de-maus-tratos-no-ap.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176