Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 07 de Janeiro de 2013 - 09h28

Passaporte verde sugere visita a parque nestas férias

Passaporte Verde trata-se de um guia, disponível na maioria dos pontos turísticos e rede hoteleira brasileira.

MMA

Um novo tipo de viagem vem ganhando espaço na agenda global, principalmente neste período de fim de ano e férias: o turismo sustentável. Além de gerar emprego e renda, benefícios sociais e preservar o meio ambiente, as práticas do turista sustentável vão desde o planejamento até o meio de transporte utilizado, incluindo visitação aos parques nacionais e demais unidades de conservação (UCs) da natureza.

Para orientar e dar informações sobre esse novo modelo de turismo, o Ministério do Meio Ambiente orienta e esclarece dúvidas com a campanha Passaporte Verde. Trata-se de um guia, disponível na maioria dos pontos turísticos e rede hoteleira brasileira, com detalhes, informações e orientações sobre o turismo sustentável, atividade que respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

A publicação é resultado da força-tarefa internacional para o desenvolvimento do turismo sustentável. No Brasil, a campanha é coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo (MTur), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Oficialmente abertos

Além de de buscar informações sobre a região a ser visitada, cultura e tradição do seu povo, para facilitar a convivência, o guia recomenda aos turistas buscar conhecer as unidades de conservação que permitem visitação, como parques, áreas de proteção ambiental, reservas de desenvolvimento sustentável, reservas particulares, entre outras. Conforme destaca o gerente de Projetos da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do MMMA, Allan Milhomens, o interesse pelo contato com ambientes naturais favorece o trabalho de conservação desses espaços.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as UCs federais, dos 69 parques nacionais, 26 estão abertos oficialmente à visitação, com controle de entrada e cobrança de ingresso. O campeão de visitantes é o parque da Tijuca, no Rio, que abriga o Cristo Redentor, seguido de perto pelo parque do Iguaçu, no Paraná, famoso pelas Cataratas. Os demais – com exceção do Pico da Neblina (AM) e do Araguaia (TO), fechados por questões jurídicas envolvendo sobreposição com terras indígenas – recebem algum fluxo de pessoas, embora em níveis diferentes de planejamento, normas e controle.

Os parques, oficialmente, abertos aos visitantes são Tijuca (RJ), Iguaçu (PR), Brasília (DF), Serra dos Orgãos (RJ), Serra da Bocaina (R/SP), Ubajara (CE), Chapada dos Guimarães (MT), Itatiaia (RJ), São Joaquim (SC), Aparados da Serra (RS/SC), Lençóis Maranhenses (MA), Fernando de Noronha (PE), Serra da Canastra (MG), Serra Geral RS/SC), Sete Cidades (PI), Caparaó (ES/MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Serra do Cipó (MG), Serra da Capivara (PI), Ilha Grande (PR), Abrolhos (BA), Superagui (PR), Emas (GO), Jaú (AM/RR), Amazônia (PA) e Serra do Itajaí (SC).

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/ambiental/2013/01/07/passaporte-verde-sugere-visita-a-parque-nestas-ferias.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar