Quinta, 05 de Dezembro de 2024 - 15h50
Brasil tem cerca de 74 milhões de hectares de RL no aguardo de pagamento por serviços ambientais
Dados constam da 3ª edição do ‘Panorama do Código Florestal’, do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG
DATAGRO
O Brasil tem, em média, 95 milhões de hectares a espera de ações de restauração e de pagamento por serviços ambientais. Desses, 74 milhões de hectares (entre 68 e 81) aguardam pagamento referente ao excedente de vegetação nativa preservada em Reservas Legais. Já uma média de 21 milhões de hectares (entre 19,3 e 22,6) em Reserva Legal (RL) e em Área de Preservação Permanente (APP) refere-se ao déficit que carece de ações de recuperação.
Das áreas que precisam de ações, algo entre 16 e 19 milhões de hectares correspondem a RL (porcentagem de cobertura nativa que cada propriedade deve conservar) e de 3,0 a 3,4 milhões a APP (áreas ao redor de cursos d’água, prioritárias para a restauração e preservação dos recursos hídricos).
Esses e outros dados são apresentados na 3ª edição do ‘Panorama do Código Florestal’, do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizado com tecnologia desenvolvida pela Universidade, o estudo calculou os requisitos do Código Florestal e, como resultado, o nível de conformidade para cada um dos mais de 7 milhões de imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) - ferramenta que reúne informações das propriedades rurais, compondo uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e de combate ao desmatamento, para o cumprimento do Código Florestal (Lei Nº 12.651/2012).
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/sustentabilidade/2024/12/05/brasil-tem-cerca-de-74-milhoes-de-hectares-de-rl-no-aguardo-de-pagamento-por-servicos-ambientais.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176