Quarta, 21 de Outubro de 2015 - 09h04
Conselho Agropecuário do Sul define prioridades no México com presença do Brasil
Sanidade agropecuária, sustentabilidade e políticas agrícolas são os principais eixos do grupo de trabalho
Agência Brasil
O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela – definiu os três eixos que vão estruturar o trabalho do grupo: sanidade agropecuária, sustentabilidade e políticas agrícolas.
A reunião ocorreu em Playa del Carmen, no México, nesta terça-feira (20). A declaração conjunta foi assinada pela ministra brasileira da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e representantes de cinco países presentes. Do CAS, só a Venezuela não participou, de acordo com informe divulgado pela assessoria da ministra em Brasília.
O conselho entendeu que é necessário alinhar as prioridades do Comitê de Sanidade Vegetal e do Comitê Veterinário Permanente – órgãos especializados do Cone Sul – às políticas dos ministérios de Agricultura. O grupo também concordou que é estratégico manter ações coordenadas de erradicação da febre aftosa.
Kátia Abreu disse que para as Américas se tornarem livres de febre aftosa, falta controle apenas na Venezuela e nos estados do Amapá, de Roraima e do Amazonas. O Brasil está fazendo uma “força-tarefa” para que os três estados erradiquem a doença até maio do ano que vem, data da próxima reunião da Organização Mundial de Saúde Animal, disse a ministra brasileira.
Segundo Kátia Abreu, o Ministério da Agricultura está com foco especial na erradicação da aftosa, e “os governadores estão empenhados”. Ela afirmou ainda que, a pedido da Venezuela, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apoia o país vizinho na elaboração de políticas de erradicação da aftosa.
A ministra participou da 30ª reunião do CAS como parte da missão à 18ª Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura, formada pelos ministros de Agricultura dos 34 países-membros do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que promove o encontro.
O CAS concordou ainda em vincular a articulação do grupo a temas de interesse da agricultura familiar, de modo a inserir pequenos agricultores, de forma competitiva, no mercado, por meio de assistência técnica e extensão rural.
Kátia Abreu disse que é importante garantir renda ao pequeno agricultor e destacou o programa Oportunidade: Mobilidade Social no Campo, ainda em elaboração. O objetivo do projeto é dobrar a classe média rural brasileira por meio de qualificação, extensão rural e estímulo ao associativismo. A intenção da ministra é lançar o programa ainda este ano.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/politica-setorial/outros/2015/10/21/conselho-agropecuario-do-sul-define-prioridades-no-mexico-com-presenca-do-brasil.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176