Quinta, 29 de Maio de 2025 - 10h45
Ministério da Agricultura expõe na Comissão de Agricultura do Senado andamento das negociações para o Plano Safra 2025/26
De acordo com o secretário de política agrícola, Guilherme Campos, plano tem como desafio compatibilizar duas coisas - o recurso e a taxa de subvenção
DATAGRO
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA) promoveu, nesta quarta-feira (28), audiência pública para debater sobre o Plano Safra 2025/26. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi representado pelo secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos.
Campos destacou que o apoio da CRA, juntamente com a Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) são fundamentais para a construção do Plano, além da participação do setor privado.
"O Plano Safra que está sendo gestado, tem como desafio compatibilizar duas coisas - o recurso e a taxa de subvenção. E isso está sendo colocado como uma matéria de ajuste fino para que possamos estar apresentando um Plano Safra que seja robusto, seja responsável, que dê capacidade a todo o setor se alavancar”, evidenciou o secretário.
Outro ponto abordado foi o Seguro Rural. O secretário ressaltou o trabalho do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para a elaboração de um Seguro que atenda maior os produtores rurais. “O ministro Carlos Fávaro tem se empenhado muito para que possamos apresentar uma proposta de seguro rural adequada a este novo momento. A necessidade de fortalecer a atividade do produtor rural, diretamente ligada aos riscos climáticos, é cada vez maior. Temos observado, nos últimos anos, a presença crescente de fenômenos climáticos extremos no dia a dia do campo. Por isso, é fundamental que tenhamos uma nova definição para o seguro rural”, disse Guilherme Campos.
Na ocasião, o Sistema OCB apresentou as propostas prioritárias para as cooperativas, sendo divididas em três eixos estruturantes, além da gestão de riscos rurais, citando o PSR e Proagro.
Já a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), evidenciou os pontos para um Plano Safra mais robusto dentro da proposta do Plano Agrícola e Pecuário 25/26, entregue ao Mapa em abril deste ano, como também as propostas prioritárias.
Sobre o Plano Safra vigente, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, apresentou que houve um crescimento nas contratações. "Quando a gente analisa o crédito rural de julho do ano passado até abril deste ano, a gente tem o Pronaf que cresceu 5%. O Pronamp, que é para médios produtores, cresceu 13%. Quando a gente pega os investimentos e o custeio equalizado, eles mais ou menos se mantiveram ou cresceram um pouco. A queda efetiva foi no crédito rural a taxas livres”, afirmou.
O debate teve por objetivo trazer os cenários e perspectivas para o novo Plano Safra que deve ser lançado no final de junho. Os temas discutidos foram: aumento da equalização de juros, seguro rural, armazenagem de grãos, entre outros.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/politica-setorial/credito-rural/2025/05/29/ministerio-da-agricultura-expoe-na-comissao-de-agricultura-do-senado-andamento-das-negociacoes-para-o-plano-safra-2025-26.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176