Quarta, 05 de Fevereiro de 2025 - 12h29
Estudo aponta caminhos para financiamento da produção agrícola sustentável em Mato Grosso
Mecanismos de crédito de carbono e pagamento por serviços ecossistêmicos essenciais despontam como alternativas
DATAGRO
Relatório aponta que a combinação de benefícios a partir de emissões de carbono evitadas, reduzidas ou removidas da atmosfera, pode ser utilizada para financiar a conservação e o restauro de áreas agrícolas em Mato Grosso. Para isso, foram analisadas diversas ferramentas de remuneração que podem ser acessadas no Brasil a fim de mapear os benefícios de cada uma para determinada atividade de conservação, restauro e regeneração.
O estudo, intitulado “Alavancando instrumentos de carbono para sustentabilidade financeira em uma iniciativa de paisagem de soja”, foi desenvolvido pela Proforest com a colaboração do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e Produzindo Certo, com financiamento do Land Innovation Fund através do projeto “Paisagens Sustentáveis e inteligentes para o clima no oeste de Mato Grosso”. Como sugestão, pesquisadores defendem a utilização de uma combinação de instrumentos financeiros como forma de beneficiar a criação de paisagens sustentáveis mais amplas.
O documento faz parte da iniciativa Paisagens Sustentáveis no Oeste de Mato Grosso, que busca aumentar a produção agrícola sustentável no estado. Atualmente, o projeto está alinhado à estratégia PCI, que busca captar recursos para a expansão e otimização da produção agrícola em Mato Grosso, e atua em seis municípios da região.
As atividades da iniciativa incluem esforços de conservação e restauro em fazendas de soja, fornecendo créditos de carbono por emissões evitadas decorrentes do desmatamento legal, redução e remoção de gases de efeitos estufa pelas áreas preservadas destas propriedades. Assim, busca-se criar um conjunto de ambientes que sejam produtivos e resilientes às mudanças climáticas, financiando a preservação da vegetação nativa e criando condições mais favoráveis ao cultivo.
:: Mapa das ferramentas
Segundo o levantamento realizado pelos pesquisadores, a maior parte das ferramentas de benefícios de emissões evitadas ainda possuem inseguranças jurídicas e falta de institucionalização. Além disso, iniciativas como REDD+ Jurisdicional são eficazes no financiamento de conservação, mas não se aplicam a atividades de restauro e agricultura regenerativa. A variação nos valores de pagamento, que oscilam entre $10 e $150, também contribuem para a insegurança de alguns projetos e reforçam a necessidade de uma combinação de ferramentas para o financiamento devido das iniciativas.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/politica-setorial/credito-rural/2025/02/05/estudo-aponta-caminhos-para-financiamento-da-producao-agricola-sustentavel-em-mato-grosso.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176