Quinta, 30 de Novembro de 2023 - 10h48
Projeto de Lei atribui ao Ministério da Agricultura responsabilidade na concessão de crédito rural
Proposta, aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, segue agora para avaliação de outras comissões da Casa
DATAGRO
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR) aprovou, nesta quarta-feira (29), o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL 7155/2017) proposto pelo deputado Covatti Filho (PP-RS). A iniciativa transfere ao Ministério da Agricultura a responsabilidade pela concessão de subvenção nas operações de crédito rural.
De acordo com o texto aprovado, a Pasta assumirá a incumbência exclusiva de estabelecer critérios, limites e formas de concessão de subvenção econômica destinadas a produtores rurais. Além disso, o ministério terá a responsabilidade pela definição do preço de exercício para cada produto.
Covatti Filho, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), enfatizou que a proposta não acarretará perda de controle financeiro ou orçamentário, mantendo a atuação do MAPA sujeita aos limites de cada situação.
Atualmente, a legislação exige a elaboração de uma Portaria Interministerial com a intervenção de até cinco ministérios, o que muitas vezes atrasa o atendimento de demandas emergenciais do mercado agrícola.
“Essa demora pode prejudicar os produtores rurais no momento de vender seus produtos. Queremos agilizar essas decisões, mantendo sempre a prudência e considerando as particularidades de cada caso”, concluiu Covatti.
O projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/politica-setorial/credito-rural/2023/11/30/projeto-de-lei-atribui-ao-ministerio-da-agricultura-responsabilidade-na-concessao-de-credito-rural.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176