Quarta, 11 de Outubro de 2023 - 10h01
Há muito espaço para o agronegócio no mercado de capitais, diz CVM
Recursos obrigatórios vinculados ao Plano Safra não mais atendem demanda do agro, que precisa acentuar busca por financiamento em fontes privadas
DATAGRO
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disponibilizou, nesta terça-feira (10), a terceira edição do Boletim CVM do Agronegócio, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE) da Autarquia.
O destaque do período é a indústria de Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO), que teve crescimento de 40% no primeiro semestre de 2023, comparado ao crescimento médio de 5% do mercado, alcançando R$ 14,70 bilhões de patrimônio líquido em junho/23.
"Ainda há muito espaço para o agronegócio no mercado de capitais, e o crescimento do FIAGRO demonstra essa oportunidade, visto que, enquanto a média de aumento do mercado foi de 4,82%, a do FIAGRO chegou a 40%. Os números mostram que esse fundo de investimento representa fonte alternativa de financiamento ao agronegócio brasileiro, além de ampliar as possibilidades de diversificação para o público em geral", diz o Gerente de Securitização e Agronegócio da CVM, David Menegon.
Outro dado relevante do boletim aponta que o mercado de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) teve aumento de 6%, percentual acima do crescimento médio do mercado, somando R$ 101 bilhões em carteira na data-base de junho/2023.
"A CVM vem estimulando o uso do mercado de capitais a este setor, como ferramenta alternativa de financiamento. E o movimento de ter uma Superintendência dedicada ao tema do Agronegócio é mais um passo importante nesta missão, inclusive como forma estruturada de dialogar com o setor", salienta o Superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM, Bruno Gomes.
"Eu tenho reforçado que o lugar do agronegócio também é no mercado de capitais. A CVM tem trabalhado para este objetivo, priorizando a agenda do agronegócio como um compromisso institucional. Inclusive, promover acesso dos produtores rurais ao mercado de capitais é uma das ações que compõem o que temos chamado de Open Capital Markets - Mercado de Capitais Aberto -, que tem como foco a democratização, inclusão e modernização do nosso mercado. Ainda neste âmbito, a regulação específica do Fiagro está na Agenda Regulatória 2023 da CVM e deve ser divulgada em breve. Esperamos, com isso, que o agronegócio conheça e se reconheça cada vez mais dentro do mercado de capitais", acentua o presidente da CVM, João Pedro Nascimento.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/politica-setorial/credito-rural/2023/10/11/ha-muito-espaco-para-o-agronegocio-no-mercado-de-capitais-diz-cvm.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176