Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 08 de Fevereiro de 2017 - 11h39

Saiba como fazer o refúgio em lavouras transgênicas

Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) orienta sobre o manejo correto da prática

DATAGRO

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) emitiu comunicado no qual apresenta recomendações para o produtor rural acerca da adoção do refúgio nas lavouras transgênicas. Segundo a Embrapa, o refúgio é o plantio de parte da lavoura de grãos Bt (sementes transgênicas resistentes a insetos), com grãos não Bt de igual porte e ciclo vegetativo.

De acordo com o CIB, o refúgio deve ser feito na mesma época que o plantio da semente Bt, com híbridos de ciclo vegetativo similar. O refúgio deve ser realizado na mesma propriedade do cultivo da cultura Bt e, preferencialmente, com o mesmo sistema de produção.

Conforme explica o documento do CIB, é fundamental que as áreas de refúgio estejam localizadas à distância máxima de 800 metros da lavoura com a tecnologia Bt (para talhões com dimensões acima de 800m cultivados com sementes Bt serão necessárias faixas de refúgio internas).

Segundo o CIB, o tamanho da área refúgio depende do total plantado com soja, algodão ou milho Bt (20% da área Bt no caso de soja e algodão e 10% no caso do milho). Durante o manejo deve-se fazer um uso racional de inseticidas (ou outras alternativas de controle) nas áreas de refúgio.

Para o entomologista José Magid Waquil o nível de conhecimento do produtor melhorou bastante e uma resposta no campo deve ser observada na próxima safra. “As informações sobre o manejo correto da biotecnologia foram bastante difundidas e com a intensificação de várias campanhas, palestras e ações junto ao produtor, a expectativa é que nessa safra a adoção se dê da maneira adequada”, afirma o especialista.

Link

Compartilhar