Biossegurança de transgênicos não é impasse para desenvolvimento do mercado
A burocracia no sistema regulatório de novas variedades de transgênicos atrasa adoção de novas tecnologias
Universo Agro
A produção e comercialização de produtos geneticamente modificados é lenta e tem um elevado custo para os produtores. Desde a produção até a aprovação de comercialização, exportação e importação, por agências governamentais, o processo pode levar até 8 anos, dependendo do marco regulatório de cada país.
Somente após aprovação por agências governamentais é que o produto transgênico é liberado para produção, no entanto, é preciso deste visto tanto no país produtor quanto no importador.
A assincronia entre governos e indústrias globais gera um impasse e retarda a expansão de novas tecnologias.
Segundo Adriana Brondani, diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), questões políticas são as grandes responsáveis por este impasse: “O sistema regulatório e as normas são internacionais. Impedir que os produtos sejam comercializados não é por questão de biossegurança e sim por questões mercadológicas, ideológicas e culturais”.
A especialista também afirmou que questões culturais tem grande influência sobre a não padronização do marco regulatório no mundo, já que alguns países são muito influenciados por suas crenças religiosas.
Para Adriana, o mundo devia seguir o exemplo do Brasil, adotando um regulamento baseado unicamente em fatores técnico-científicos e na garantia da biossegurança.
A diretora afirmou que a regulação de produtos transgênicos é muito exigente e deveria ser revista, especialmente na União Europeia. Se um país o aprova, ele já testou a biossegurança de determinado transgênico, logo a avaliação em outros países deveria ser mais rápida. “Este impasse prejudica muito o comercio e o consumidor”.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pesquisa-e-tecnologia/transgenicos/2013/08/13/biosseguranca-de-transgenicos-nao-e-impasse-para-desenvolvimento-do-mercado.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176