Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 28 de Julho de 2017 - 14h24

Análise de sementes ajuda a garantir que tecnologia chegue até o produtor

Maior desafio nesta área é fazer o diagnóstico do organismo vivo, protegendo sua integridade

Uagro

O caminho mais próximo entre a tecnologia de ponta dos laboratórios de pesquisa e o campo é traçado por meio das sementes de alta qualidade que vem sendo desenvolvidas para as mais variadas culturas. Mas para assegurar que toda essa tecnologia seja entregue ao produtor, é preciso testar, e muito, cada lote de sementes. E até mesmo antes disso, durante o processo de desenvolvimento de cultivares, muito se testa e avalia até chegar a um resultado final.

É preciso avaliar qualidade, aspectos fisiológicos, morfológicos e moleculares das sementes e o maior desafio está em realizar a análise deste complexo organismo vivo, protegendo sua integridade.  Para isso, são utilizados métodos não invasivos de análise, que garantem a possibilidade de analisar cada semente individualmente, sem causar alterações em sua estrutura, composição química ou atividade metabólica, ou seja, a semente é mantida nas mesmas condições antes de ser realizada a análise. 

O pesquisador e Coordenador do Comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA - International Seed Testing Association -, Bert Van Duijin, estará no País para discutir os “Avanços tecnológicos na avaliação da qualidade de sementes”. A palestra será proferida durante a abertura do XX Congresso Brasileiro de Sementes, que acontece de 7 a 10 de agosto, em Foz do Iguaçu.

Segundo Bert Van Duijin, os avanços vão além, “os dados obtidos sobre a semente podem ser cruzados com a informação sobre seu desempenho na germinação e formação de plântulas”. Desta forma, é possível correlacionar diretamente o estado do embrião (e de toda a semente) com o resultado apresentado na germinação e na formação de plântulas. “Essas tecnologias podem fornecer ferramentas para melhorar os métodos e protocolos de teste da qualidade das sementes”, informa.

Link

Compartilhar