Quinta, 22 de Agosto de 2024 - 11h24
Nanotecnologia turbina eficiência dos insumos agrícolas
Solução distribuída no Brasil pela Nutristrahl tem elevado potencial para reduzir custos no campo e elevar produtividade agrícola
DATAGRO
Produzir mais em menor área, com menos recursos naturais e usando de modo racional os mais diversos insumos é o objetivo de todo produtor rural, que almeja ser ou se manter competitivo. Diante deste desafio, o caminho passa necessariamente por inovação, que leve à viabilização e consequentemente adoção de novas tecnologias no campo. Neste sentido, soluções no âmbito da nanotecnologia vêm despontando e ganhando destaque ao promoverem redução de custos e ganhos de produtividade na agricultura.
"Com alto potencial de aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura, a nanotecnologia oferece novas possibilidades de conservação dos recursos naturais, visando atenuar os impactos ambientais associados à agricultura convencional", afirma o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável – INCT NanoAgro, Leonardo Fernandes Fraceto. Sediado no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp (ICTS), campus de Sorocaba, o INCT NanoAgro tem como proposta impulsionar a produção científica e tecnológica direcionada para a agricultura por meio da pesquisa em nanotecnologia, e com foco em desenvolvimento sustentável.
Uma das novidades em nanotecnologia dirigida à agricultura em destaque é o chamado Concentrado Coloidal Orgânico (OCC, na sigla em inglês), distribuído no Brasil pela Nutristrahl. "Trata-se de um produto desenvolvido pela empresa de Hong Kong AgCelle, já comercializado com sucesso na Europa, Ásia e Oceania e que estamos trazendo em primeira mão e com exclusividade para o Brasil", diz Marco Anton, sócio da empresa.
O executivo explica que o OCC, homologado no Brasil como um fertilizante de caráter especial, é uma mistura à base de lipídios [moléculas orgânicas] feita a partir de ingredientes de origem vegetal, solúveis e biodegradáveis. Anton ressalta que, na prática, o nanoproduto contribui de maneira decisiva para acelerar o crescimento das plantas, bem como fortalecer a proteção contra pragas e doenças ao ser utilizado em conjunto, por exemplo, com adubos e defensivos, e explica: "o OCC encapsula as moléculas dos princípios ativos dos insumos, criando uma espécie de micela lipídica [um agregado de lipídios]".
Marco Anton, da Nutristrahl: "No que diz respeito ao aumento de produtividade, nossos clientes têm declarado ganhos de rendimento em torno de 30%, com casos chegando a até 50%"
"Em seguida, esta espécie de membrana, como uma casca de proteção, com os insumos dentro, é carreada para dentro da planta e passa a circular de maneira mais fluída, turbinando os efeitos, em particular dos fertilizantes. Isso acontece porque o OCC preserva o composto das próprias ações químicas que ocorrem na planta, fazendo com que os princípios ativos do adubo, por exemplo, cheguem ao seu destino intactos, elevando, naturalmente, sua respectiva eficácia e promovendo o amadurecimento mais rápido dos cultivos."
De acordo com Anton, nesta jornada, a quantidade de insumos necessária fica mais calibrada, já que a proteção dada pelo nanoproduto reduz perdas e desperdícios dos nutrientes dentro das plantas. "Temos observado diminuição em até 50% no volume de insumos com a utilização do OCC." Além disso, complementa o executivo, com o menor uso de substâncias químicas, em especial quando se trata de defensivos, a planta se recupera mais rapidamente, podendo, assim, direcionar sua energia para seu respectivo crescimento. No que diz respeito ao aumento de produtividade, o executivo pontua que clientes da Nutristrahl têm declarado ganhos de rendimento em torno de 30%, com casos chegando a até 50%. “Temos relatos, ainda, com diminuição de até 30 dias em um ciclo de dois meses no caso de produção de mudas em viveiro, por exemplo.”
Nanotecnologia da Nutristrahl também foi um dos destaques do GAFFFF
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pesquisa-e-tecnologia/2024/08/22/nanotecnologia-turbina-eficiencia-dos-insumos-agricolas.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176