Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 05 de Abril de 2018 - 08h57

Exclusivas uagro

Estamos ingressando na 3ª. onda da inovação agrícola, diz Embrapa

Insumos biológicos, soluções digitais, edição de genes, nanotecnologia são tecnologias que estarão cada vez mais presentes no dia a dia da agricultura

DATAGRO

Estamos ingressando na terceira onda da inovação tecnológica aplicada à agricultura, diz a pesquisadora Silvia Massruhá, da Embrapa Informática Agropecuária.

Em entrevista à reportagem do Portal Datagro, Silvia explica que a primeira onda foi a revolução verde, dos fertilizantes, sementes e defensivos;  e a segunda – em curso - é pautada pelos sistemas integrados de produção, como, por exemplo, a integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Agropecuária se prepara para entrar em nova fase de uma tendência tecnológica

Daqui para frente, destaca a pesquisadora, a terceira onda será marcada pela utilização de insumos biológicos, soluções digitais, Internet das Coisas (Iot), automação, edição de genes, nanotecnologia, entre outras inovações. “Serão tecnologias e sistemas cada vez mais complexos dedicados a melhorar a produtividade agrícola, com foco em fazer mais com menos de modo sustentável.”

Diante deste cenário, Silvia diz que caminhamos para fazendas conectadas, com a agricultura baseada em soluções digitais de monitoramento e controle de pragas, insumos, clima, solo, entre outras variáveis. “Com a adoção dos mais diversos sensores, a massa de dados que será gerada será fundamental para ajudar o produtor a melhorar seu rendimento.” De acordo com a pesquisadora, entre os desafios da agricultura 4.0 estão à conectividade deficiente no campo, a necessidade de capacitação da mão de obra, a busca por integração entre as tecnologias, etc.

Ademais, Silvia ressalta que outra “tecnologia disruptiva” que impactará a agropecuária é o “empoderamento” do consumidor. “O consumidor quer saber da origem e rastreabilidade dos alimentos, por exemplo, e a tecnologia empregada na produção precisa ser explicada a ele.”

Link

Compartilhar