Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 12 de Janeiro de 2018 - 11h25

Plantas daninhas provocam perdas de 15% na produção mundial de grãos

Embrapa e Bayer firmam parceria para estudar a resistência de pragas e doenças na agricultura tropical

DATAGRO

Em média, 15% da produção mundial de grãos é perdida devido à existência de plantas daninhas nas lavouras, pois essas espécies competem com a cultura por água, luz e nutrientes. Atualmente, no mundo, estão registradas 252 espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas. No Brasil, pesquisas indicam 44 espécies, cerca de 20% do total, apontam dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Diante deste desafio, Embrapa e Bayer desenvolvem parceria com o intuito de estudar a resistência de plantas daninhas em clima tropical e propor estratégias de manejo para reduzir o potencial de perdas causadas por essas plantas.

O convênio começou em 2014 e tem duração de cinco anos. Estudos sobre o comportamento de agentes polinizadores na soja e sobre a resistência de fungos (ferrugem asiática e mancha alvo) aos fungicidas disponíveis ao mercado, estão em andamento em projetos separados dentro da parceria. Pesquisas sobre plantas daninhas resistentes em ambiente tropical e avaliando os sistemas de cultivo é inédito, pois em estudos anteriores não foram avaliadas as características dos sistemas de produção no Brasil.

Entre as frentes que serão estudadas estão: gestão de dados; coleta georreferenciada; estudo das plantas daninhas resistentes; caracterização da resistência e da dose letal; desenvolvimento de estratégias de manejo em sistemas produtivos de algodão, milho, soja e trigo. O estudo contará com ensaios a serem realizados nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Uma equipe de 12 renomados pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (MG) atuará nessas áreas contando com o apoio de especialistas da Bayer voltados para o controle de plantas daninhas, manejo de resistência e desenvolvimento de herbicidas.

Link

Compartilhar