Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 11 de Agosto de 2017 - 13h40

Como expandir a agricultura de precisão no Brasil?

Segundo especialistas, falta mão de obra qualificada e internet de qualidade para aprimorar tecnologias no campo

Uagro

A falta de mão de obra qualificada e a ausência de conexão com a internet em grandes áreas do interior do País são os principais fatores que impedem a difusão da Agricultura de precisão no Brasil. A conclusão foi apontada por especialistas durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada na Câmara dos Deputados.

Agricultura de precisão ainda enfrenta desafios para avançar no Brasil

A Agência Câmara Notícias destaca que este modo de produção usa tecnologias como GPS, sensoriamento remoto e análise de imagens obtidas por satélite no campo para aumentar a produtividade e o lucro por meio da detecção de áreas mais ou menos produtivas dentro da mesma plantação.

Durante a audiência José Paulo Molin, representante da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, mostrou mapas de plantações de cana-de-açúcar em que algumas áreas produziam 50 toneladas por hectare e outras 150 toneladas.

“O objetivo da agricultura de precisão é otimizar o uso de insumos, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, além de minimizar impactos ambientais”, explicou.

Apesar dos benefícios, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) mostrou preocupação de como essas ferramentas serão implementadas. "Como é que nós poderíamos trazer esse processo em um contexto de mão de obra com pouca capacitação no campo? ”, questionou.

Mesmo com a ausência de dados oficiais sobre o uso de tecnologia no campo, José Paulo Molin com base em informações fornecidas por uma empresa que atua na área de grãos, estima que 15% dos produtores agrícolas adotam a tecnologia para aumentar a eficiência.

Link

Compartilhar