Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 30 de Março de 2016 - 12h36

Novas tecnologias da informação devem melhorar atividades no campo

Setor agropecuário demanda cada vez mais desse tipo de suporte, diz especialista

Uagro com informações da SNA

Inovações mais recentes em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prometem alavancar as pesquisas gerando um conjunto de aplicações específicas para agricultura, tais como sistemas de informação geográfica (SIG), sistemas baseados em conhecimento e sistemas de suporte à decisão e modelos que são incorporados em novas tecnologias empregadas no campo.

Segundo a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, este será o panorama para os próximos anos. “As tendências apontam que o setor agropecuário, cada vez mais, demandará novas TICs para gestão de dados, informações e conhecimentos em todas as etapas da cadeia produtiva em uma nova infraestrutura onde os mundos físico e digital estarão totalmente interconectados como nos setores financeiro e saúde”, comenta.

Dentre algumas das aplicações dessas novas tecnologias no campo destacam-se: sistema de irrigação inteligente, agricultura de precisão envolvendo a aplicação de inteligência embarcada, automação e rede de sensores locais para mapeamento de solos, monitoramento de doenças e de variáveis meteorológicas e sensoriamento remoto, visando obter mais dados sobre a produção e aspectos ambientais e climáticos.

“Se por um lado a tecnologia é a maior aposta para o aumento da produtividade na agricultura nacional, por outro, há alguns desafios quanto ao uso de computadores e de internet nos estabelecimentos agropecuários, tais como o nível de instrução dos produtores, sua condição em relação às terras, o grau de dinamismo das diferentes atividades econômicas e infraestrutura de comunicação”, aponta alguns entraves.

DESIGUALDADES REGIONAIS

De acordo com a pesquisadora, hoje, a concentração do acesso aos recursos de TIC nas regiões Sul e Sudeste do País reforçam as desigualdades regionais e a heterogeneidade da agricultura do País.  “Diante deste cenário, é imprescindível algumas ações coordenadas dos agentes públicos e privados para ampliar o acesso do produtor rural ao computador e à internet, além de políticas para inclusão digital que facilitem o acesso à tecnologia da informação pelos pequenos e médios produtores”, sugere a chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária.

Segundo a pesquisadora, por serem pervasivas, as TIC têm um papel decisivo como mola propulsora e integradora nessa convergência tecnológica entre bits, genes, átomos, moléculas e neurônios que remete à agricultura do futuro. “Essa revolução tecnológica tem um lugar dentro de um ecossistema complexo e onde tudo está interligado – tecnologia, segurança, crescimento econômico, ambiente e sustentabilidade –, o que exigirá uma maior integração e articulação entres os diferentes segmentos do Sistema Nacional de Inovação Agrícola e seus principaisstakeholders públicos e privados”, salienta.

“Dada importância do setor agrícola para o País, se a agricultura brasileira não tiver condições de incorporar as inovações introduzidas pelas tecnologias de informação e comunicação, isso poderá comprometer a competitividade dinâmica do setor”, prevê.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pesquisa-e-tecnologia/2016/03/30/novas-tecnologias-da-informacao-devem-melhorar-atividades-no-campo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar