Terça, 24 de Setembro de 2013 - 09h44
Embrapa assina protocolo de intenções para Unidade Mista de Pesquisa com USP e UFSCar
Essa é a segunda UMiP criada em nove meses
Embrapa
O protocolo de intenções para criação da Unidade Mista de Pesquisa em Automação para Sustentabilidade Agropecuária foi assinado pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e representantes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) durante a inauguração do Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), que ocorreu na sexta-feira (20/09).
A Unidade Mista de Pesquisa (UMiP) terá como objetivo principal reunir as competências e compartilhar infraestrutura de pesquisa da Embrapa, USP e UFSCar, a fim de desenvolver tecnologias de automação visando a otimização de sistemas de produção sustentáveis e apoio à pesquisa e desenvolvimento científico – tecnológico agropecuários, atuando em sinergia com os diferentes atores do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária-SNPA e da iniciativa privada para viabilizar a inovação nas cadeias agropecuárias.
Para o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, a UMiP é um empreendimento novo, muito ousado. “Temos que nos aproximar das universidades para elevar a base do conhecimento da Embrapa. É nas universidades que está o conhecimento mais profundo, incluindo o das ciências mais básicas. Então, estamos procurando uma aproximação muito forte com a academia”, afirma. Essa é a segunda UMiP criada em nove meses. A primeira envolveu a Embrapa e Unicamp no fim do ano passado.
O Lanapre, de caráter multiusuário, será parte integrante e eixo central da UMiP e vai permitir o acesso de pesquisadores de demais instituições parceiras, que tenham interesse em conduzir projetos conjuntos de pesquisa, executar experimentos complementares a projetos em andamento e propor iniciativas conjuntas.
Lanapre
O Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão simboliza a atenção da ciência com o conceito de sustentabilidade na visão de Maurício Lopes. “O laboratório sinaliza a atenção da pesquisa brasileira com as novas fronteiras do conhecimento e mostra que não há incompatibilidade alguma entre o conhecimento e a sustentabilidade”, diz.
De acordo com o presidente, o laboratório permitirá o desenvolvimento de uma série de conhecimentos, equipamentos e processos, para que se possa avançar e tornar a agricultura mais precisa, gerar conhecimentos sobre a variabilidade e a fertilidade do solo e, assim, o produtor poder adicionar a quantidade correta de nutrientes, de adubos ou ainda aplicar a quantidade necessária de defensivos para que possa fazer o manejo das culturas e dos sistemas de produção animal, de forma inteligente, baseada em informação muito precisa.
“O conceito de Agricultura de Precisão, o manejo sítio específico, vem no sentido de que possamos racionalizar o uso de insumos, que são, via de regra, muito caros e aumentar a sustentabilidade dos sistemas produtivos, fazendo o uso de quantidade corretas, no momento correto e no lugar correto”, afirma.
No Lanapre foram investidos mais de R$ 7 milhões, entre obras e equipamentos, sendo os recursos oriundos de emendas parlamentares do Congresso Nacional. Os deputados federais responsáveis pelas emendas - Duarte Nogueira, Dr. Ubiali, e o ex-deputado Lobbe Neto - prestigiaram o evento, além do atual presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, deputado Ângelo Agnolin. O Lanapre é uma parceria entre a Embrapa Instrumentação - que coordena a Rede de Agricultura de Precisão – e a Embrapa Pecuária Sudeste, que cedeu o espaço físico para a instalação do laboratório.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pesquisa-e-tecnologia/2013/09/24/embrapa-assina-protocolo-de-intencoes-para-unidade-mista-de-pesquisa-com-usp-e-ufscar.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176