Sexta, 07 de Agosto de 2015 - 12h27
Manejo adequado reduz mortes de cordeiros
O frio é a principal causa de mortes entre os recém-nascidos
Embrapa
A fase de nascimentos de cordeiros exige alguns cuidados especiais dos produtores de ovinos. O frio é a principal causa de mortes entre os recém-nascidos. No entanto, com manejo adequado, os animais conseguem conviver com as baixas temperaturas.
Segundo o veterinário Raul Mascarenhas Santana, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), o produtor consegue reduzir as mortes de animais com cuidados, que devem começar ainda no final da gestação da ovelha, com nutrição adequada, por exemplo.
O colostro é fundamental. O cordeiro deve mamar logo nas primeiras horas após o nascimento. Também é importante que o filhote não fique em ambientes frios e úmidos. Nesta época de temperaturas mais baixas, o produtor deve deixá-lo em locais com barreiras contra o vento e o frio.
"Logo que o animal nasce, na Embrapa Pecuária Sudeste, mães e filhotes são levados ao curral de manejo para receberem os primeiros procedimentos e a identificação com brincos e chips”, explica Mascarenhas. São realizadas a pesagem dos animais, a cura do umbigo do cordeiro e a vermifugação da mãe. Após os cuidados iniciais, os cordeiros acompanham as mães no pasto.
Na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, nasceram até então cerca de 350 filhotes. A previsão é o nascimento de 600 animais, no total.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/ovinos-e-caprinos/2015/08/07/manejo-adequado-reduz-mortes-de-cordeiros.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176