Cuidados com alimentação e saúde são essenciais para as ovelhas durante o inverno
Clima frio dificulta o abate e pode elevar em até 40% o preço da carne do animal
Redação UAGRO
Com a chegada do inverno, a atenção dos ovinocultores com o rebanho tem que ser dobrada para evitar perdas. No Rio Grande do Sul, onde o frio é mais rigoroso, o criador Edemundo Gressler ressalta que o cuidado deve começar com a sanidade do animal e também com alimentação.
Gressler diz que é preciso ter atenção com as verminoses 24 horas por dia. “Sanidade do animal é primordial para ele suportar o rigoroso inverno”, conta o ovinocultor que já enfrentou problemas com geadas no rebanho no mês de maio, antes da chegada do inverno.
O pasto precisa ter qualidade para alimentação das ovelhas, e deve ser preparado antes da chegada da estação fria. Pastagens artificiais e ração contribuem no processo, já que no inverno a engorda é mais difícil de ser realizada. A boa nutrição da ovelha vai ajudar para que ela possa resistir melhor ao clima adverso e também amamentar o filhote, que são os que mais sofrem com o frio. Eles devem ficar no mínimo, 90 dias amamentando.
O criador não recomenda a tosquia nas ovelhas durante o frio, apesar de 5% dos produtores realizarem a prática no Estado. O mais indicado, segundo ele “É fazer uma limpeza entre a vulva e úbere a fim de facilitar a parição e posteriormente a amamentação”.
Mesmo com todos os cuidados, a perda no rebanho de Gressler ficou entre 10% e 15% no ano passado. Para ele, mais do que o frio, é preciso se prevenir das chuvas que são mais prejudiciais às ovelhas.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/ovinos-e-caprinos/2014/06/30/cuidados-com-alimentacao-e-saude-sao-essenciais-para-as-ovelhas-durante-o-inverno.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176